Câmara retira trânsito do centro histórico da cidade

As diversas medidas de alteração ao trânsito no centro histórico da cidade visam valorizar o património, diminuir o ruído e a poluição atmosférica e promover o uso de transportes públicos em detrimento do veículo particular.

Foto
Proibições entram em vigor a 16 de Abril JFF Jose Fernandes

A Câmara de Torres Vedras vai implementar a partir de 16 de Abril diversas medidas de alteração ao trânsito no centro histórico da cidade, com vista a retirar daí a circulação automóvel, anunciou esta terça-feira a autarquia.

As medidas, que se inserem no Plano de Mobilidade, no Plano de Salvaguarda do Centro Histórico e no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da cidade, visam valorizar o património histórico-cultural, diminuir o ruído e a poluição atmosférica, promover o uso de transportes públicos em detrimento do veículo particular e restituir aos cidadãos o espaço público, explicou o presidente da Câmara, Carlos Bernardes (PS), em conferência de imprensa.

Segundo o autarca, por dia o centro histórico da cidade é atravessado por mil veículos, a maioria dos quais não estaciona nos parques existentes nessa zona da cidade, com 250 lugares disponíveis. Neste sentido, o executivo municipal aprovou por unanimidade, numa reunião à porta fechada, várias medidas de restrição ao tráfego automóvel a favor dos transportes públicos.

O Largo de São Pedro, cuja igreja abriu ao público há vários meses após obras de restauro, deixa de ser atravessado por veículos e passa a ter uma utilização exclusivamente pedonal, assim como a Rua Miguel Bombarda, Praça do Município, Rua Dr. João de Meneses e Praça de Wellington.

Outra das medidas passa por alargar ao centro histórico os transportes públicos da cidade, com uma frequência de 30 a 45 minutos, respondendo a um pedido dos comerciantes. Para tal, vão surgir paragens junto ao Mercado Municipal e no início da Rua da Horta Nova para os autocarros da Linha Verde, que efectuam o percurso que liga a Avenida Tenente Coronel João Luís de Moura à Rua Raimundo Porta, seguindo até ao Terminal Rodoviário.

O trânsito passa a circular em sentido contrário ao de hoje, fazendo-se na Rua Dias Neiva no sentido sul-norte, em direcção ao Jardim do Choupal, e no sentido norte-sul no Largo dos Polomes e na Rua Cândido dos Reis, em direcção ao centro histórico da cidade. Na Rua dos Polomes (que liga a Rua Dias Neiva à rotunda Villenave d'Ornon), o trânsito continua a circular no sentido este-oeste, deixando de haver excepções de obrigatoriedade de sentido para autocarros e moradores, até agora em vigor.

A autarquia vai criar mais lugares de cargas e descargas no centro histórico a pensar no comércio e serviços aí localizados. Também a praça de táxis da Avenida Tenente Valadim vai ser relocalizada, passando para o cruzamento da Av. Tenente Coronel João Luís de Moura com a Rua Gabriel Pereira (que liga a rua do Teatro-Cine à do Mercado Municipal).

 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários