Morte súbita nos bebés pode ser causada por mutações genéticas nos músculos respiratórios

As causas mais apontadas em estudos anteriores falavam de possíveis insuficiências cardíacas.

Período de maior risco acontece entre os dois e quatro meses de idade JUMANA EL HELOUEH/Reuters

A morte súbita de bebés é a causa mais comum de óbitos de crianças nos países economicamente mais desenvolvidos. As razões pela qual ela acontece permanecem uma incógnita, apesar de serem conhecidos alguns factores determinantes que conduzem à morte de lactentes. Um novo estudo divulgado na última edição da revista cientifica médica The Lancet aponta uma potencial explicação que pode ajudar a compreender os casos de morte súbita. Em causa estão mutações genéticas de músculos ligados ao sistema respiratório.

A morte de lactentes sem qualquer aparente problema de saúde ocorre com maior frequência entre os dois e quatro meses de idade e é mais provável em bebés do sexo masculino e prematuros. Um dos avisos mais repetidos aos pais para tentar diminuir o risco de morte súbita é ter o cuidado de deitar os bebés de costas e não os deixar dormir com a barriga para baixo ou partilharem cama. A influência da posição do bebé durante o sono foi objecto de estudo há cerca de duas décadas e desde então houve um registo do número de mortes. No entanto, existe uma variedade de outras causas que continuam a ser objecto de indagação científica.

Até agora a maioria dos estudos concentrava-se nas anomalias relacionadas com potenciais insuficiências cardíacas, mas estudo agora publicado pela The Lancet olha para as mutações do SNC4A, o gene responsável pelos canais de sódio nos músculos usados para concretizar movimentos, através da contracção e relaxamento. Os cientistas acreditam que estas mutações podem deixar os bebés com os músculos respiratórios mais fracos e vulneráveis, especialmente se estiverem a dormir na posição errada ou fiquem presos na roupa de cama.

Com as mutações detectadas a função respiratória pode estar normal, mas a capacidade de os músculos manterem o ritmo de funcionamento conduz à falta de oxigénio.

As mutações genéticas foram encontradas em quatro dos casos estudados na amostra de 278 casos de morte súbita investigados, ou seja, em 1,4%. Num primeiro olhar, os números podem não parecer significativos, no entanto, estas são mutações genéticas que apenas são encontradas em cinco em cada 100 mil pessoas.

A estes 278 casos foram comparadas 729 crianças sem qualquer historial de problemas respiratórios, cardiovasculares ou neurológicos. Em nenhuma delas foi detectada esta mutação genética.

O estudo esclarece que estas mutações são especialmente detectadas durante um período crítico de vulnerabilidade, associado aos primeiros anos de vida de uma criança.

Os cientistas que conduziram o estudo, que tem como principal autor Roope Männikkö (do University College de Londres), argumentam que estes novos resultados podem ajudar a conduzir novas investigações e desenvolver formas de prevenir estas mortes. No entanto, os investigadores ressalvam que até lá serão necessários mais estudos que permitam estabelecer ligações às mutações encontradas e a potenciais tratamentos.