Sindicato diz que "alguns hipermercados" encerram à tarde

Sindicato reclama “aumentos salariais, respeito pelo feriado nacional do domingo de Páscoa e fim da precariedade”.

Foto
Trabalhadores do comércio, restauração e turismo estão em greve até às 24h00 xx direitos reservados

Marta Soares, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores e Técnicos de Serviços, Comércio, Restauração e Turismo (Sitese), disse à Lusa que "alguns dos hipermercados vão encerrar às 14h", o que é uma "novidade este ano".

O Sitese?, afecto à UGT, convocou uma greve para domingo de Páscoa, que abrange os funcionários de supermercados e grandes superfícies. "Depois do pré-aviso de greve, alguns hipermercados anunciaram que vão encerrar às 14h", acrescentou Marta Soares, salientando que esta é uma "novidade este ano".

Questionada sobre quais as cadeias de hipermercados que vão encerrar mais cedo, a dirigente apontou as insígnias Jumbo, "quase todos os Continente e o Pingo Doce".

A 23 de Março, o Sitese explicou que tinha convocado greve “à prestação de trabalho para os trabalhadores dos sectores do comércio, escritórios e serviços, nomeadamente nas empresas filiadas na APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição”, onde estão as empresas donas de supermercados e de muitas lojas presentes em centros comerciais.

Nos motivos da greve, o Sitese indica o "respeito pelo feriado nacional do domingo de Páscoa", "trabalho digno", a "conciliação da vida familiar com a vida profissional" e o "fim da precariedade".

O sindicato quer ainda "aumento dos salários", "respeito e exigência do cumprimento integral da negociação colectiva", o "fim imediato dos bloqueios à negociação colectiva" e "um diálogo social assente no cumprimento efectivo dos compromissos assumidos e a assumir".

O Sitese disse à Lusa que o pré-aviso de greve abrange cerca de 85 mil trabalhadores. A greve, que começou às 0h, termina às 24h.

Sugerir correcção
Comentar