Economia regressa a níveis de 2008, mas já está acima do seu potencial

Banco de Portugal avisa que sem mais produtividade, economia tenderá a abrandar, adiando processo de convergência com a zona euro.

Foto
LUSA/MÁRIO CRUZ

Foi preciso mais do que uma década, mas Portugal está finalmente a caminho de conseguir regressar, na generalidade dos indicadores, aos níveis registados em 2008, o ano em que se iniciou a crise financeira internacional. As contas são do Banco de Portugal que, no entanto, avisa: depois do forte resultado de 2017, a economia já se encontra acima do seu potencial e, se não conseguir aumentar a sua produtividade, a tendência será de progressivo abrandamento a partir deste ano.

Nas novas projecções económicas publicadas esta quarta-feira para o período de 2018 a 2020, a autoridade monetária vê a economia portuguesa de volta aos níveis anteriores à crise. No final de 2020, calcula o banco, o PIB já será em termos reais 4,7% superior ao de 2008, com todas as componentes mais importantes a concretizarem também a recuperação: o consumo privado com mais 4%, o investimento empresarial com mais 6,4% e as exportações com mais 70% (destacando-se as exportações do turismo com um nível superior em 100%).

No emprego, a recuperação ainda não é completa, já que o número de pessoas empregadas ainda estará em 2020 cerca de 1,6% abaixo do nível de 2008, e no investimento imobiliário a retoma está ainda distante de se concretizar, mas após 12 longos anos, a economia portuguesa parece abandonar definitivamente o ambiente de crise.

O problema é que, como alerta o Banco de Portugal, no momento em que conclui este processo de retoma aos níveis anteriores à crise, a economia nacional pode mais uma vez estar a deparar-se com os seus próprios limites. Segundo os cálculos do banco central, Portugal irá registar “um crescimento superior ao potencial no período 2018-20”. E o que isto significa é que, num cenário em que existem “constrangimentos estruturais a um maior crescimento potencial”, a tendência acaba por ser de abrandamento.

É por isso que, nas suas novas projecções, a entidade liderada por Carlos Costa antecipa, tal como já o tinha feito em Dezembro, que a economia tenha atingido o máximo da sua velocidade no ano passado e que agora entre numa fase de abrandamento progressivo. Este ano com um crescimento de 2,3%, em 2019 com 1,9% e em 2020 com 1,7%.

São resultados que estão em linha com aquilo que é esperado pelo BCE para a média da zona euro, o que significa que o Banco de Portugal não acredita que economia nacional consiga, ao contrário do que aconteceu no ano passado, registar uma convergência significativa face aos seus parceiros da moeda única nos próximos três anos.

Para o fazer, volta o banco a avisar neste relatório, seria preciso que Portugal conseguisse garantir, por via de mudanças estruturais, um maior crescimento da produtividade. Mas, não acontecendo isso, aquilo a que se irá assistir é, prevê a entidade liderada por Carlos Costa, a um abrandamento progressivo de todas as componentes do PIB para o ritmo possível, depois da velocidade muito significativa que atingiram em 2017.

É assim especialmente com as exportações e o investimento, que constituíram em 2017 as grandes surpresas que levaram o banco de Portugal a falhar a sua estimativa feita há um ano em 0,9 pontos percentuais (tinha previsto um crescimento de 1,8% e ele foi de 2,7%).

Agora, no caso das exportações, espera-se que depois do crescimento de 7,9% em 2017, se passe para 7,2% em 2018, para 4,8% em 2019 e 4,2% em 2020. Este abrandamento é explicado por dois factores: por um lado assume-se que a procura externa dirigida à economia portuguesa também irá reduzir o seu ritmo nos próximos anos e por outro antecipa-se que o crescimento muito forte das receitas do turismo (classificadas como exportações de serviços) registado no decorrer de 2017 tenda a reduzir-se ao longo dos próximos anos.

Para além disso, assinala o Banco de Portugal, o ciclo de produção da Autoeuropa aponta também para que se registe uma quebra na exportação de automóveis a partir de 2019. “Os menores ganhos de quota de Portugal nos mercados externos reflectem essencialmente a dissipação gradual do impacto do aumento da produção e das exportações de uma importante unidade industrial do sector automóvel no final de 2017 e início de 2018 e do crescimento extraordinário das exportações de turismo e de serviços relacionados com o turismo em 2017”, escreve o banco.

No caso do investimento, o Banco de Portugal está à espera que, a seguir ao crescimento de 9% do ano passado, se passe para taxas, que embora positivas, serão mais moderadas de 6,5%, 5,6% e 5,4% em 2018, 2019 e 2020. “Antecipa-se uma redução de dinamismo entre 2017 e 2020, num quadro de desaceleração da procura interna e externa”, explica-se no relatório. O abrandamento será particularmente sentido ao nível do investimento empresarial, que continua afectado pelo elevado nível de endividamento das empresas.

Desemprego em queda

Este cenário em que as taxas de crescimento se tornam progressivamente menos fortes não conduz contudo a que o Banco de Portugal seja mais moderado na hora de projectar a trajectória descendente da taxa de desemprego. Pelo contrário, em relação às previsões apresentadas em Dezembro, o banco está agora mais optimista e aponta para uma queda da taxa de desemprego de 8,9% em 2017 para 7,3% em 2018. São menos 1,6 pontos percentuais, um resultado que, não só supera os 1,1 pontos que eram esperados em Dezembro, como é mais forte do que o registado em 2017, o ano de maior crescimento económico.

Depois dos 7,3% de 2018, que a concretizar-se será o valor mais baixo desde 2004, a expectativa é a de que em 2019 a taxa de desemprego diminua para 6,3% e que em 2020 atinja os 5,6%, o valor mais baixo desde 2002.

Estas descidas das taxas de desemprego acontecem num cenário em que o crescimento da criação de empregos abranda, incluindo em 2018, o que significa que o Banco de Portugal está à espera que se processe uma alteração do perfil da população activa e inactiva.

Com o desemprego a chegar aos níveis anteriores à crise, poder-se-ia pensar que a maior escassez de mão-de-obra conduziria a aumentos salariais mais fortes. No entanto, num cenário de aumento muito moderado da inflação, o Banco de Portugal diz que, uma vez que “a projecção tem implícito um crescimento fraco do produto por trabalhador”, continuar-se-á a assistir a “um aumento contido dos salários reais”. Mais uma vez, apenas com maiores aumentos da produtividade se considera ser possível que os portugueses tenham melhores notícias relativamente à sua situação financeira.

Sugerir correcção
Ler 43 comentários