Egoísta, a revista que já nasceu adulta, celebra 18 anos

Edição de aniversário debate as questões identitárias e conta com as colaborações de Gonçalo M. Tavares, Inês Pedrosa, Raquel Prates, Afonso Cruz, Nuno Júdice, Estelle Valente, entre outros

Foto

A revista Egoísta completa este mês 18 anos de existência, um marco em que se assinala a entrada na vida adulta — ou não pois, como considera o seu director, Mário Assis Ferreira, a publicação já nasceu adulta.

A propósito deste aniversário, a nova edição da revista, a publicar esta semana, é dedicada ao tema "18", trazendo às suas páginas um debate sobre as questões identitárias, antecipou à agência Lusa a Estoril Sol, proprietária da publicação. No editorial, Mário Assis Ferreira escreve: "Hesito em afirmar que estes 18 anos correspondam à idade adulta da Egoísta. Ela que, de tão precoce na tenra idade, quase diria ter nascido adulta, apta a enfrentar, da vida, o infausto das agruras, os dilemas da incompreensão".



"Por coragem ou imprudência, mas sempre por convicção, [a Egoísta] dedicou-se às Artes e à Cultura: vereda estreita essa, a percorrer em Portugal, qual tortuoso trilho escasso em auspícios de longevidade... Mas eis que logrou o improvável: de revista temática, guindou-se a 'objeto de culto', sinónimo de um percurso ímpar que a distingue de todas as demais publicações do panorama nacional e, quiçá, internacional", atesta Assis Ferreira. "Longa vida à Egoísta! Tão longa, que já nem seja eu, maduro septuagenário, a ter o tempo de escrever o seu último editorial!", remata Mário Assis Ferreira.

Este 63.º número da Egoísta conta com as colaborações de Gonçalo M. Tavares, Inês Pedrosa, Raquel Prates — com uma produção exclusiva — Ilda David, que ilustra Hélia Correia, Gonçalo F.Santos e Xavier Pereira, que juntos assinam uma fotonovela, Afonso Cruz, Nuno Júdice, Estelle Valente, Tiago Pimentel e Lena Pogrebnaya, entre outros. Segundo a Estoril Sol, "a edição da '18' será o primeiro de vários momentos que terão como propósito celebrar este marco na história da publicação, e que continuarão a ter lugar ao longo deste ano".


Desde o seu nascimento, em 2000, a revista Egoísta, cuja editora é Patrícia Reis, é produzida pela 004, sendo uma das revistas mais premiadas a nível internacional, contabilizando 83 prémios nacionais e internacionais — o mais recente foi entregue em Fevereiro.

Sugerir correcção
Comentar