Kim foi de comboio à China, cumprindo tradição familiar

Primeira suspeita de que o líder norte-coreano estaria em Pequim foi a presença de um comboio altamente protegido, e que não constava em nenhum horário. Este transporte foi muito usado pela dinastia Kim.

Fotogaleria
Kim Jong-un diz adeus da janela do seu comboio blindado,Kim Jong-un diz adeus da janela do seu comboio blindado KCNA/REUTERS,KCNA/REUTERS
Comboio onde terá viajado Kim Jong-un para a China
Fotogaleria
Comboio onde terá viajado Kim Jong-un para a China Reuters/JASON LEE

Antes da confirmação oficial, as primeiras suspeitas de que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, se deslocou à China para se encontrar com Xi Jinping foram suscitadas pela presença de um comboio, verde e com uma risca amarela, altamente protegido pelas autoridades, numa estação ferroviária de Pequim, e cuja chegada não estava em nenhum horário. Este foi o transporte que levou o líder norte-coreano à sua primeira viagem ao estrangeiro para se encontrar com outro chefe de Estado, à semelhança do que fizeram o seu pai e avô.

Como disse ao Guardian Adam Cathcart, especialista britânico nas relações entre Coreia do Norte e China da Universidade de Leeds, viajar de comboio tem sido uma característica da propaganda dos líderes norte-coreanos: “O principal aspecto aparenta ser o comboio. Se fosse o ministro dos Negócios Estrangeiros ou Kim Yong-nam (que exerce o papel de chefe de Estado, embora com um carácter cerimonial) simplesmente voariam a partir de Pyongyang”.

Kim Il-sung, avô de Kim Jong-un, chegou também de comboio à China na sua primeira visita a este país, em 1982.

O mesmo aconteceu com Kim Jong-il, pai do actual líder norte-coreano. Segundo o jornal sul-coreano Chosun Ilbo, Jong-il tinha seis comboios de luxo privados para utilizar nas suas viagens dentro do território norte-coreano e ao estrangeiro.

De acordo com o mesmo jornal sul-coreano, Kim Jung-un terá agora utilizado um dos comboios do pai. Trata-se de uma composição blindada, equipada com telefones de satélite, televisões, salas de conferências e quartos. E não viaja a mais de 60 km/hora.

Sugerir correcção
Comentar