Miniférias da Páscoa com chuva, vento e queda de neve

“Uma vez que estamos na recta final de Março, as temperaturas estão abaixo dos valores normais para esta altura do ano”, segundo a meteorologista do IPMA Maria João Frada.

Foto
Além das amêndoas, convém não esquecer o guarda-chuva durante a Páscoa Diogo Baptista

As miniférias da Páscoa vão ser marcadas pela ocorrência de chuva, vento forte, queda de neve e temperaturas abaixo do valor normal para a época, disse à Lusa a meteorologista Maria João Frada.

De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), está previsto para esta terça-feira céu muito nublado, possibilidade de chuva no Minho e uma subida da temperatura máxima de 2ºC a 5ºC na generalidade do território, nomeadamente acima do sistema montanhoso Montejunto-Estrela onde vai variar entre os 20 e os 23 graus.

“Para amanhã [quarta-feira] está previsto um agravamento do estado do tempo. Vamos ter a aproximação e passagem de um sistema frontal de pouca actividade, mas que vai dar muita nebulosidade e períodos de chuva fraca no Minho, estendendo-se gradualmente às regiões do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e que será de neve nos pontos mais altos da Serra”, adiantou.

Segundo Maria João Frada, na quarta-feira está prevista a descida das temperaturas na ordem dos 2ºC a 5ºC/6ºC.

“O que sobe hoje desce amanhã. Depois, nos restantes dias [até domingo], vamos ter uma alternância de massas de ar polar e massas de ar tropical, com períodos de chuva ou aguaceiros. Nos dias 29 e 30 [quinta e sexta-feira], vamos ter queda de neve em quotas abaixo dos 1000 metros. Este cenário vai prolongar-se pelo menos até domingo de Páscoa”, indicou.

A precipitação, explicou Maria João Frada, vai ser mais frequente nas regiões do Norte e centro e menos frequente e mais fraca no Sul.

“A partir da tarde de quinta-feira está prevista uma intensificação do vento relativamente aos dias de hoje e amanhã [quarta-feira] no litoral, sendo moderado a forte nas terras altas e com rajadas. Depois no dia 30 [sexta-feira], vamos ter uma situação de mar na costa ocidental com ondas com quatro a cinco metros”, disse.

Segundo a meteorologista do IPMA, na quarta-feira as temperaturas descem e na sexta-feira voltam a descer 2ºC a 6ºC, situando-se as máximas entre os 12 e os 15 graus Celsius na generalidade do território e os 15 e os 18 graus Celsius no Algarve.

“No sábado vamos ter uma oscilação, ou seja, uma pequena subida de dois a três graus e no domingo mantém-se assim. Uma vez que estamos na recta final de Março, as temperaturas estão abaixo dos valores normais para esta altura do ano”, disse.

No que diz respeito ao início da próxima semana, Maria João Frada indicou que a probabilidade de chuva é de 60% a 90% nas regiões do Norte e centro e inferior a 50% no Algarve.

Sugerir correcção