Sub-21: Portugal consegue reviravolta na Suíça

Selecção reagiu, depois de uma entrada desastrosa, e assumiu provisoriamente o primeiro lugar do Grupo 8, na luta pelo acesso ao Euro 2019.

Foto
LUSA/JEAN-CHRISTOPHE BOTT

A selecção portuguesa de sub-21 venceu, por 2-4, esta terça-feira a congénere suíça em partida de qualificação para o Euro 2019 disputada no sintético do Stade de La Maladiére, em Neuchatel, assumindo a liderança provisória do Grupo 8, com 13 pontos, em seis jogos.

Heriberto Tavares (49'), André Horta (57'), João Félix (64') e Gil Dias (90') deram a volta ao resultado depois de uma primeira parte altamente comprometedora, permitindo que a Suíça marcasse por duas vezes, com Djibril Sow (4') e Eray Cümart (37') a explorarem os erros lusos.

A liderança de Portugal estava dependente do resultado do Liechtenstein-Bósnia Herzegovina, que os bósnios acabariam por vencer (0-4), assumindo o primeiro lugar, com 15 pontos e mais um jogo disputado.

Neste sexto encontro de Portugal, depois da goleada de Tondela, Rui Jorge foi forçado a substituir Rafael Leão aos 16 minutos, lançando Heriberto Tavares, autor do primeiro golo de Portugal. "Heri", que desperdiçou uma excelente oportunidade perto do intervalo, compensou depois o falhanço, marcando após mau alívio defensivo num lance em que os helvéticos pediam interrupção para prestar assistência a um jogador caído na área suíça.

Refira-se que o segundo golo da selecção helvética resultou de um livre em que estavam três jogadores em posição ilegal, facto aproveitado por Cümart para surpreender a defesa portuguesa.