Sousa vence um top 10 e apura-se em Miami

Português eliminou em dois sets, com grande facilidade, o belga David Goffin.

Foto
João Sousa LUSA/ERIK S. LESSER

É verdade que David Goffin não competia há um mês e só há poucos dias retomou os treinos, após ter sido atingido por uma bola no olho esquerdo, em Roterdão. Mas a exibição de João Sousa na segunda ronda do Miami Open não deixa dúvidas: o número um português está na melhor forma da actual época. Só jogando a um elevado nível é que Sousa pôde derrotar o número nove do ranking mundial em 61 minutos.

“Penso que fiz um grande encontro. Fui capaz de jogar o meu melhor ténis desde início. Claro que o David não conseguiu jogar o seu melhor; sei como é complicado voltar de uma lesão, como a que teve há algumas semanas”, reconheceu o vimaranense, após a vitória com os parciais de 6-0, 6-1.

Sousa (80.º) entrou no encontro de forma fulgurante e cedeu somente nove pontos nos 21 minutos do set inicial. Um break cedido a abrir a segunda partida mostrou uma ligeira subida de rendimento de Goffin, mas não disfarçou a superioridade absoluta do vimaranense que terminou o encontro com 18 winners e 15 erros não forçados – enquanto Goffin acumulou 26 erros, para somente nove winners.

Esta foi a quarta vitória da carreira de Sousa sobre um "top-10", depois das de 2013, em Kuala Lumpur (David Ferrer), 2016, em Tóquio (Kei Nishikori) e de há duas semanas, em Indian Wells (Alexander Zverev). “Tenho estado a jogar muito bom ténis nas últimas duas semanas. Hoje [nesta sexta-feira], joguei um dos meus melhores encontros da carreira. Ainda que o David não tenha estado muito bem, está a dar-me muito gozo jogar ténis. Espero continuar a jogar bem e a provocar algumas surpresas”, adiantou o tenista luso.

Para chegar à quarta ronda de um Masters 1000 pela segunda vez, Sousa terá de ultrapassar o vencedor do duelo entre o espanhol Feliciano López (32.º) e o norte-americano Jared Donaldson (49.º).

Entretanto, Novak Djokovic (12.º) voltou a perder na estreia, ao ceder diante de Benoit Paire (47.º), em 67 minutos: 6-3, 6-4.

Sugerir correcção
Comentar