Suspeito de ataque contra primeiro-ministro palestiniano morto em Gaza

Quatro pessoas morreram numa troca de tiros em operação do Hamas, que controla o território.

Forças de segurança do Hamas preparando-se para a operação de detenção do suspeito de tentar matar o primeiro-ministro
Fotogaleria
Forças de segurança do Hamas preparando-se para a operação de detenção do suspeito de tentar matar o primeiro-ministro IBRAHEEM ABU MUSTAFA/Reuters
Agentes das forças de segurança tomam posições para operação no centro da Faixa de Gaza
Fotogaleria
Agentes das forças de segurança tomam posições para operação no centro da Faixa de Gaza IBRAHEEM ABU MUSTAFA/Reuters

Uma operação das forças de segurança do Hamas no centro da Faixa de Gaza para deter o suspeito de um ataque contra o primeiro-ministro palestiniano, Rami Hamdallah, na semana passada, resultou numa troca de tiros em que morreram o suspeito, outro homem armado, e dois membros da força do Hamas.

O movimento islamista palestiniano, que controla a Faixa de Gaza desde 2007, foi indirectamente acusado pela Fatah, a facção do presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, pela tentativa de assassínio de Hamdallah, numa rara visita deste a Gaza a 13 de Março.

O Hamas não providenciou segurança suficiente para a visita, considerou a Fatah, e o presidente Abbas disse não ter confiança no movimento para investigar o incidente. Tudo isto ameaça os esforços de reconciliação entre as duas facções, que tinham já acordado que o Hamas cedesse o controlo pela Fatah dos pontos de entrada na Faixa de Gaza.

O suspeito não foi ainda identificado, nem o local exacto no centro da Faixa de Gaza em que ocorreu a troca de tiros. Outros dois suspeitos foram também detidos.

Sugerir correcção
Comentar