Fisco espanhol pede cinco anos de prisão para Xabi Alonso

Xabi Alonso foi alvo de denúncia por alegadas fraudes fiscais nos contratos de direitos de imagem. Estes supostos crimes foram cometidos entre 2010 e 2012.

Foto
O Fisco espanhol acusa Xabi Alonso de ter vendido os direitos de imagem a uma empresa radicada na Madeira Reuters/LUKAS BARTH

A Autoridade Tributária espanhola pediu cinco anos de prisão para o ex-futebolista Xabi Alonso por crimes fiscais cometidos entre 2010 e 2012, informou esta terça-feira o Ministério Público de Espanha. Segundo a mesma fonte, a secção de delitos económicos do departamento do Fisco de Madrid acusa o antigo futebolista internacional espanhol de três delitos fiscais, cometidos durante o período em que representava o Real Madrid.

Um tribunal de Madrid reabriu a investigação judicial a Xabi Alonso, praticamente um ano depois de o Ministério Público de Espanha ter recorrido do arquivamento da denúncia sobre o ex-futebolista de Bayern Munique, Real Madrid, Liverpool, Eibar e Real Sociedad. O antigo médio espanhol foi um dos futebolistas denunciados por alegadas fraudes fiscais nos contratos de direitos de imagem, juntamente com os portugueses Ricardo Carvalho e Fábio Coentrão, entre outros.

O Fisco espanhol acusa Xabi Alonso de ter vendido os direitos de imagem a uma empresa radicada na Madeira, alegando tratar-se de transacção "simulada", mas que o juiz de instrução arquivou o processo, por considerar que a região autónoma portuguesa não é um paraíso fiscal e que o ex-jogador apenas aproveitou a "perícia" dos seus assessores para encontrar uma solução mais vantajosa para os seus interesses.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários