Morreu António de Andrade Albuquerque, que criou o autor Dick Haskins

Escritor de romances policiais foi traduzido em mais de 30 países e viu os seus livros adaptados para o grande e o pequeno ecrã. Tinha 88 anos.

Fotogaleria
António Andrade de Albuquerque DR
Fotogaleria
O primeiro livro de Dick Haskins, O Sono da Morte, publicado em 1958 na colecção Policial da Empresa Nacional de Publicidade. Seria depois reeditado na colecção Enigma. DR
Fotogaleria
A Sétima Sombra, 1959, o livro que inaugurou a colecção Enigma, que o autor criou e dirigiu, primeiro na Ática e depois na sua editora, Dêagá. É também dele a autoria das capas dos livros, que assina com os seus verdadeiros apelidos: Andrade Albuquerque DR
Fotogaleria
Porta para o Inferno, 1959, n.º 4 da colecção Enigma DR
Fotogaleria
O Isqueiro de Oiro, 1959 (Enigma, 6), uma das suas obras mais traduzidas DR
Fotogaleria
A Minha Missão É Matar, 1959 (Enigma, 12)
Fotogaleria
O Fio da Meada (Enigma, 18),O Fio da Meada (Enigma, 18) ,
Fotogaleria
Premeditação, 1960 (Enigma, 25)
Fotogaleria
A Hora Negra, 1961 (Enigma, 33)
Fotogaleria
Fim-de-Semana com a Morte (Enigma, 38), editado em conjunto com uma história do autor americano William McGivern
Fotogaleria
O Espaço Vazio, 1962, em cuja capa se sublinha que Dick Haskins, pseudónimo do director da colecção, foi eleito em três anos consecutivos o melhor autor da Enigma
Fotogaleria
Obsessão, 1962 (Enigma, 48). Uma nota na capa anuncia que a soma das tiragens das edições do autor no estrangeiro já totaliza mais de cem mil exemplares
Fotogaleria
Quando a Manhã Chegar, 1963 (Enigma, 54)
Fotogaleria
O Último Degrau, 1963 (Enigma, 61)
Fotogaleria
A Noite Antes do Fim, 1964 (Enigma, 73)
Fotogaleria
Suspense, 1965 (Enigma, 79)
Fotogaleria
Lisboa 44, 1966, que saiu noutra colecção das edições Dêagá, dedicada à Espionagem
Fotogaleria
O Jantar É às Oito, 1968 (Enigma, 114)
Fotogaleria
Clímax (Enigma, 133),Clímax (Enigma, 133) ,
Fotogaleria
Psúquico, 1970 (Enigma, 140)
Fotogaleria
Uma das muitas antologias policiais organizadas pelo autor, que partilha a capa com Agatha Christie, Edgar Alan Poe, Rex Stout "e outros dos mais famosos escritores da Literatura Policial"
Fotogaleria
Reedição de O Sono da Morte, um dos vários livros de Dick Haskins que a colecção Crime S.A., da Ulisseia, recuperou no início dos anos 90
Fotogaleria
Edição espanhola de O Isqueiro de Oiro, publicada na colecção Biblioteca Oro, da Molino, em 1962
Fotogaleria
Edição alemã de O Isqueiro de Oiro, publicada na colecção de romances policiais das edições Goldmann

O escritor António de Andrade Albuquerque, conhecido pelo pseudónimo Dick Haskins, morreu na madrugada desta quarta-feira, no Hospital S. Francisco Xavier, vítima de infecção respiratória, aos 88 anos, disse à agência Lusa fonte da família.

O corpo de António de Andrade Albuquerque vai, esta quarta-feira à tarde, para a Igreja de S. Bernardino, de onde, na quinta-feira, às 15h, sairá para ser cremado em local ainda por determinar, acrescentou a mesma fonte.

António de Andrade Albuquerque, autor de romances policiais sob o pseudónimo Dick Haskins, nasceu no dia 11 de Setembro de 1929, em Lisboa. Foi traduzido em mais de 30 países, desde o final da década de 1950.

Escreveu o primeiro livro aos 25 anos. O Sono da Morte chegaria às livrarias em 1958, quando o escritor criou a colecção policial Enigma, na Ática, abandonando então o curso de Medicina.

Ao todo, Dick Haskins publicou 24 livros, o último dos quais o romance A Metáfora do Medo, em 2016. Desde Setembro desse ano, a editora Reverso, através da revista Sábado, retomou também quatro títulos de obras suas: O Espaço Vazio, Labirinto, Estado de Choque e A Noite Antes do Fim.

A maioria dos seus livros foi publicada pela colecção Enigma (Ática), mas eles chegaram igualmente às colecções policiais Vampiro e XIS, além da Dêagá, editora que fundou em 1964 e que manteve até 1975. Nesta editora, publicou cinco colecções mensais de policiais, espionagem, ficção científica, romance e história.

Entre as suas obras, destacam-se O Isqueiro de Oiro, um sucesso de leitores, entretanto reeditado pela Europress;O Espaço Vazio, que o escritor elegeu como seu preferido; ou O Papa que Nunca Existiu, em que descreve um pontífice sem vaidades nem preconceitos.

A partir de 1961, a sua obra começou a ser traduzida, tendo chegado a mais de 30 países, com destaque para a Alemanha, onde chegou a estar entre os autores policiais preferidos. Teve igualmente sucesso na Suíça, na Áustria e em Espanha, e foi publicado em países de língua inglesa como Estados Unidos, Reino Unido e Irlanda, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul, em países nórdicos – Suécia, Noruega, Dinamarca e Finlândia – e ainda em França, Itália, Holanda, Bélgica e Luxemburgo, entre outros. Na América Latina, as aventuras de Dick Haskins chegaram ao México, à Colômbia, à Argentina, ao Uruguai e ao Brasil.

O Caso Barbot foi adaptado ao cinema com o título Fim-de-semana com a Morte, em 1966, numa co-produção luso-franco-alemã, que contou com interpretações de Peter van Eyck e Leticia Roman, além de António Vilar (que, pouco antes, co-protagonizara A Mulher e o Fantoche, com Brigitte Bardot).

Nos anos de 1970, a televisão pública alemã e a RTP co-produziram uma série filmada de 12 episódios sobre as aventuras de Dick Haskins, escrita pelo autor, com música de Luís Pedro Fonseca.

António de Andrade Albuquerque vivia na praia de São Bernardino, em Peniche, para onde se mudara no início da década de 1980, por se sentir "atolado" em Lisboa. Numa entrevista ao Diário de Notícias, em 2016, pouco antes da publicação de A Metáfora do Medo, António de Andrade Albuquerque disse esperar que os seus livros lhe sobrevivessem, "que [ficassem] na história como ficam os outros":

"Não me quero comparar com Ellery Queen, por exemplo, mas tenho livros que ninguém esquece. Acho que o que conta é o que está feito, que, bom ou mau, foi escrito com honestidade."

Sugerir correcção
Ler 1 comentários