Há 62 casos de sarampo confirmados. Outros 36 aguardam análises

Último balanço da Direcção-Geral da Saúde dá conta de seis doentes internados, em situação estável. Maioria dos doentes tem ligação ao Hospital de Santo António, no Porto. Secretário de Estado da Saúde garante que há vacinas suficientes.

Foto
Marco Duarte

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) fez nesta terça-feira um novo balanço do surto de sarampo que está a afectar a região norte. São agora 62 os casos confirmados de doença e mais 36 aguardam resultado laboratorial.

Segundo aquele organismo, "até às 19 horas do dia 20 de Março de 2018 foram reportados 168 casos suspeitos de sarampo, a maioria dos quais com ligação ao Hospital de Santo António, no Porto". Destes, além dos resultados positivos e dos casos que ainda esperam pelos resultados das análises, há 70 situações em que não se detectou a presença do sarampo.

A DGS acrescenta ainda que há seis doentes internados em situação clínica estável e a aguardar investigação laboratorial.

"Dos 62 casos confirmados (todos adultos), um pertence à região Centro com ligação ao surto que decorre na região Norte", pode ler-se no comunicado.

Nos últimos dias houve um forte apelo à vacinação, com hospitais a vacinarem os profissionais de saúde, seguindo também as recomendações emitidas pela DGS.

À margem das comemorações do Dia Mundial da Saúde Oral, o secretário de Estado da Saúde, Fernando Araújo, garantiu que o stock de vacinas de sarampo é "mais do que suficiente" para as necessidades, quer da população em geral quer dos profissionais de saúde.

"Nesse aspecto estamos perfeitamente descansados e as pessoas podem estar confiantes que, se for necessário, se for indicado, terão seguramente a vacina, que é gratuita, que é segura, e que defende os próprios, os seus mais próximos e a comunidade", sustentou Fernando Araújo, que referiu que o número de novos casos de sarampo tem tendência "a ficar estável", o que pode indicar que o surto poderá "estar já numa fase de transição".

PSD questiona ministro

Perante os números, o PSD pediu esclarecimentos ao Governo sobre as medidas de contingência que estão a ser tomadas e se o Ministério da Saúde pondera adoptar "novas medidas" para combater a doença.

"Desde o passado dia 9 de Março ocorreram já mais de cinco dezenas de casos de sarampo em Portugal, um dos quais numa criança, sendo de admitir que esse número possa ainda aumentar", referem os sociais-democratas na pergunta que deu entrada na Assembleia da República nesta terça-feira.

Salientando que se trata do "terceiro surto de sarampo" em Portugal no espaço de um ano, os sociais-democratas consideram essencial obter "um esclarecimento cabal sobre as medidas que estão a ser tomadas para prevenir o alastramento desta doença e, bem assim, para controlar e eliminar o surto presentemente em curso".

Na pergunta, assinada pelos deputados Adão Silva, Ricardo Baptista Leite e Luís Vales, o PSD quer saber "quantos profissionais do Serviço Nacional de Saúde se encontram, na presente data, vacinados contra o sarampo e qual é a perspectiva de vacinação futura daqueles que ainda não o tenham sido". Assim como pergunta que medidas foram tomadas nos últimos dois anos para promover a vacinação junto das crianças e jovens.

A finalizar, o PSD questiona ainda se o Governo pondera "aprovar novas medidas que contribuam activamente para contrariar a ocorrência de casos de sarampo no nosso país".

Nota: Corrige número de casos a aguardar o resultado de análise de 26 para 36

Sugerir correcção
Ler 2 comentários