Caso suspeito leva hospital de Braga a vacinar profissionais de saúde

Suspeita de sarampo num profissional de saúde do Hospital de Braga ainda não foi confirmada laboratorialmente.

Foto
Nelson Garrido

Um caso suspeito de sarampo, ainda não confirmado laboratorialmente, levou o hospital de Braga a tomar "medidas de contingência" em coordenação com a Direcção-Geral da Saúde (DGS) para prevenir o contágio da doença. Uma destas medidas é a vacinação de profissionais do hospital.

A notícia avançada pelo Expresso foi confirmada ao PÚBLICO por fonte oficial do hospital.

Também na tarde deste domingo, a RTP deu conta de outro potencial caso de sarampo, desta vez em Coimbra. Trata-se, diz a televisão pública, de uma mulher de Pombal que deu entrada de urgência no Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra no sábado à noite.

O caso suspeito de Braga refere-se a uma médica anestesista daquele hospital, diz o Expresso, que regressou de uma deslocação profissional com sinais da doença. A unidade de saúde confirma apenas que se trata de um dos seus colaboradores.

Ainda de acordo com o semanário, profissionais do hospital de Braga estão a ser contactados para serem vacinados já na segunda-feira, esperando que cerca de 200 pessoas o façam. Estão igualmente a ser contactados os passageiros do voo em que a médica regressou ao Porto, vinda do Algarve.

Esta suspeita é conhecida numa altura em que há 36 casos de sarampo confirmados e 87 suspeitos - na região norte, sendo que 28 dizem respeito a profissionais de saúde do hospital de Santo António, no Porto. O que levou o hospital, à semelhança do que agora acontece em Braga, a organizar a vacinação dos profissionais de saúde que ainda não estão imunizados e o pretendem fazer.

Desde que foi confirmada a existência de um surto, na passada quarta-feira, e até às 12h deste sábado, foram administradas 890 doses de vacina contra o sarampo, parotidite e rubéola aos profissionais do Santo António, a quem a DGS recomenda que recebam duas doses.

O último balanço da DGS dava conta de 87 outros casos em avaliação, no Porto. A próxima actualização destes números é feita pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas, nesta segunda-feira de manhã.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários