A única mulher Presidente em África demite-se após escândalo financeiro

A Presidente da Maurícia gastou pelo menos 25 mil euros com o cartão de uma organização não-governamental em compras pessoais. A sua demissão tem efeito a 23 de Março e tem como objectivo “prevenir uma crise constitucional”.

Fotogaleria
A partir de 23 de Março Ameenah Gurib-Fakim abandona a presidência getty images
Fotogaleria
O primeiro-ministro mauriciano, Pravind Jugnauth, pressionou Gurib-Fakim para que saísse do cargo presidencial Reuters/Eduardo Munoz
Fotogaleria
A ilha Maurícia CÉSAR MADUREIRA/ARQUIVO

A Presidente da Maurícia Ameenah Gurib-Fakim, a primeira mulher a liderar o Governo insular, demitiu-se neste sábado do cargo presidencial depois de ter sido acusada de utilizar dinheiro de uma organização para comprar roupa e jóias. A decisão foi anunciada pelo seu advogado Yusuf Mohamed que disse que “ela não quer que a população e a economia sofram”. Com 58 anos,  Gurib-Fakim era a única mulher na presidência de um país africano e estava no cargo desde Junho de 2015.

A líder do país tinha estado sob pressão nos últimos tempos depois de ter sido revelado que tinha feito compras pessoais – como roupas, jóias e sapatos de marca de elevados valores em países como a Itália e o Dubai – com um cartão bancário oferecido por uma organização não-governamental, a Planet Earth Institute, em 2016. A Presidente admitiu ter utilizado o cartão de forma inapropriada, referindo que o cartão era parecido com um cartão do banco que tinha.

Segundo a CNN, os gastos pessoais em jóias e artigos de luxo foi de pelo menos 25 mil euros. Já a estação mauriciana Radio Plus avança que a Presidente terá gastado cerca de 2,2 milhões de rupias (o equivalente a cerca de 53 mil euros) em apenas 63 transacções.

As revelações feitas pelo jornal L’Express, que mostravam os registos bancários, criaram tensão entre ela e o primeiro-ministro do país, Pravind Jugnauth, que admitiu que a forçaria a abandonar a posição se ela não o fizesse por si mesma. A posição de Presidente na Maurícia acaba por ter um valor simbólico, já que grande parte do poder político reside na função de primeiro-ministro.

A demissão, que segundo a sua defesa tem como objectivo “prevenir uma crise constitucional”, terá efeito a 23 de Março.

Notícia corrigida às 14h49 de 19 de Março de 2018: corrige os valores das compras alegadamente feitas pela Presidente das Maurícias.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários