Sporting reencontrou-se com a sua melhor versão

"Leões" triunfam em Alvalade sobre os vilacondenses por 2-0 e voltam a estar a cinco pontos do FC Porto e a três do Benfica.

Foto
LUSA/JOSE SENA GOULAO

Ao 49.º jogo oficial da época, e antes da pausa para as selecções, o Sporting reencontrou-se com a sua melhor versão, que tem ficado na gaveta nos últimos meses. Numa das melhores exibições dos últimos tempos, os “leões” venceram o Rio Ave por 2-0, no jogo que fechou a 27.ª jornada, e repuseram as diferenças em cinco pontos para o líder FC Porto e em três para o Benfica, mantendo o Sp. Braga, com quem irá jogar daqui a um par de semanas, a quatro. Frente a uma das boas equipas deste campeonato, o Sporting foi pressionante, criou condições para uma goleada, mas acertou mais nos ferros da baliza de Cássio (que também segurou muitas bolas) que no fundo das redes.

Muitas vezes nesta época o Sporting foi uma equipa que entrou sem pernas e sem cabeça para pressionar alto e forçar o erro do adversário, deixando o tudo por tudo para o fim, uma estratégia que resultou algumas vezes (não todas), mas esta tem parecido uma equipa a precisar de descanso. Ora, frente ao Rio Ave, uma equipa com uma ideia de jogo positiva, os “leões” foram aquilo que era a imagem de marca da melhor versão idealizada por Jorge Jesus, uma equipa dinâmica com e sem bola, a jogar à frente e em progressão. E não deixou de ser uma surpresa ver o Sporting fisicamente saudável, sendo que tinha tido 120 minutos desgastantes na República Checa, três dias antes.

A pressão alta que o Sporting fez sobre o Rio Ave esteve quase a dar frutos logo aos 12’. Leandrinho comete um erro na saída para o ataque e Bas Dost quase aproveita, mas Cássio faz bem a mancha. Pouco depois, aos 20’, Bruno Fernandes dá início ao duelo do Sporting contra os ferros da baliza do Rio Ave, num livre que embateu com estrondo na trave — Dost ainda tentou a recarga, mas Cássio estava no sítio certo.

Mas nada fez lembrar tanto o Sporting na sua melhor versão como o lance que deu o primeiro golo. Tudo começou numa rápida reposição da linha lateral de Piccini, que meteu rápido para Bruno Fernandes. A bola passou ainda por Bas Dost, que deixou em Gelson Martins. O extremo “leonino” esperou até ter espaço para o remate e fez o primeiro. Jesus até cumprimentou o apanha-bolas que tinha dado início à jogada fora das quatro linhas.

Entre as várias oportunidades “leoninas”, o Rio Ave teve uma verdadeira oportunidade ainda na primeira parte. Aos 38’, o lateral Yuri Ribeiro avançou até à área adversária e tentou o remate. A bola bateu na perna de Mathieu e mudou de direcção, mas Rui Patrício defendeu. Até ao intervalo, Cássio ainda brilhou a remates de Bruno Fernandes e Battaglia.

A margem mínima é sempre um resultado perigoso e o Sporting fez por ficar mais tranquilo, mas só conseguia acertar no poste. Foi o que fez Coentrão aos 60’ depois de uma excelente combinação com Gelson, e foi o que fez Bruno Fernandes, após uma cavalgada de William.

A verdadeira tranquilidade “leonina” só aconteceu aos 84’, com Bas Dost a cabecear para o seu 23.º golo na Liga, a cruzamento de Gelson. Depois, deu para Jesus descansar e para promover finalmente a estreia de Wendel, que entrou aos 88’ para o lugar de Coentrão e ouviu os justos aplausos com que Alvalade brindou uma excelente exibição, à qual só faltaram mais golos para ser uma homenagem ainda melhor ao maior goleador da história do clube, Fernando Peyroteo, que teve o nome nas costas de todos os “leões” em campo.

Sugerir correcção
Comentar