Mogadouro pede compensações para prejuízos causados pela neve

A neve e o gelo que assolaram o país nos últimos dias causaram prejuízos na agricultura neste município do distrito de Bragança.

Foto
O mau tempo causou prejuízos no município ao nível da agricultura e pecuária PEDRO SARMENTO COSTA/arquivo

O município de Mogadouro pediu ao Ministério de Agricultura medidas compensatórias para fazer face aos prejuízos causados pelo mau tempo que atingiu aquele concelho entre 27 Fevereiro e 2 de Março, disse esta sexta-feira o vice-presidente da autarquia. "No período referido, a neve e o gelo causaram elevados prejuízos em culturas como o olival e amendoal e ainda na floresta. São importante para a economia do concelho, sendo necessário que os técnicos do ministério façam um levantamento exaustivo e urgente dos estragos para se poder calcular as ajudas que possam ser atribuídas aos agricultores", explicou o vice-presidente, Evaristo Neves.

Segundo o autarca, em causa está uma grande quantidade de novas plantações, o que poderá pôr uma causa o futuro agrícola do concelho. "Aprovamos, em sede de executivo municipal, uma proposta que será enviada à tutela, de forma a arranjar medidas compensatórias destinadas aos agricultores que sofreram perdas e prejuízos com a neve e o gelo, no período de 27 de Fevereiro a 2 de Março", vincou.

A Protecção Civil Municipal havia avançado à Lusa que o concelho de Mogadouro foi, no distrito de Bragança, o mais afectado pela neve, a seguida da formação de gelo, verificada entre 27 de Fevereiro e 2 de Março e que afectou a agricultura, pecuária e silvicultura. Outro dos danos causados foi a interrupção do fornecimento de energia eléctrica durante mais de 30 horas, o que colocou em causa a produção de leite no concelho.

Sugerir correcção
Comentar