Avião de carga fica sem porta e faz chover ouro e diamantes

A aeronave deixou um rasto de ouro e metais preciosos ao longo de 25 quilómetros. Os locais foram em busca da sua sorte, e as autoridades tentam agora recuperar a fortuna.

Foto
A região de Iacútia é conhecida pela indústria de mineração de diamantes. Na imagem, a mina Mir LUSA/ALROSA PRESS SERVICE

As coisas nem sempre caem do céu, mas em Yakutsk, na Rússia, não é bem assim: nesta quinta-feira, um avião que transportava cerca de dez toneladas de ouro, platina e diamantes perdeu parte da sua mercadoria devido a um problema numa das portas.

À semelhança do que acontece em Júpiter ou Saturno, começaram a chover diamantes nos terrenos siberianos. Assim que o avião descolou do aeroporto russo de Yakutsk, na Sibéria, uma das portas caiu, polvilhando a pista com ouro e outros metais preciosos — a aeronave continuou a deixá-los cair durante cerca de 25 quilómetros, até ter conseguido fazer uma aterragem de emergência, em Magan, a Noroeste de onde tinha partido inicialmente.

As autoridades russas fecharam a pista e tentam agora recuperar o que foi deixado cair nas redondezas do aeroporto, mas há já relatos de moradores que andam também em busca do tesouro, como relata o Siberian Times.

Tudo aconteceu na região de Iacútia, conhecida pela sua indústria de mineração de diamantes e outros metais preciosos. É lá que fica a mina de diamantes Mir, a segunda maior cratera do mundo fruto da acção humana.  

Segundo o Business Insider, a carga do avião estava avaliada em cerca de 300 milhões de euros. Um vídeo dentro da aeronave e algumas fotografias dos metais espalhados pelo chão foram partilhados pelo Siberian Times nas redes sociais.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários