MotoGP assume equilíbrio com mão cheia de candidatos

Marc Márquez inicia, no Qatar, defesa do título de campeão à luz do dia. Yahama aumenta pressão com anúncio da renovação de Valentino Rossi até 2020.

Foto
Foto de família do Mundial MotoGP EPA/NOUSHAD THEKKAIL

Arranca este domingo, no Qatar, o Mundial 2018 de motociclismo de velocidade, com os principais pilotos a perspectivarem um ano de grande equilíbrio, disputado por uma boa mão cheia de candidatos ao título de MotoGP, apesar de o catalão da Honda, Marc Márquez, de 25 anos - detentor de quatro troféus nos últimos cinco anos -, surgir como o grande favorito à conquista do ceptro. 

Quebrando uma tradição com uma década, a primeira corrida do calendário da prova-rainha será disputada à luz do dia, sob o sol do Qatar. Mas para aquecer ainda mais a atmosfera, a Yahama decidiu anunciar a renovação com o campeoníssimo Valentino Rossi até 2020, mostrando à concorrência que "Il Dottore" continua aí para as curvas, apesar dos 39 anos e de estar prestes a iniciar a 23.ª temporada.

O piloto italiano prevê, de resto, que este seja o Mundial mais disputado de que tem memória, assegurando que se sente confortável para prosseguir a carreira na plenitude, até para mais tarde não se arrepender de ter abandonado demasiado cedo e viver atormentado pela ideia de que teria sido possível competir mais uns anos.

"Decidi que me sinto feliz aqui e depois dos testes de inverno concluí que vou mesmo correr até ao fim", explicou Rossi, prometendo lutar pelo décimo título mundial, apesar de já não vencer desde 2009 e de nas casas de apostas ser apenas o quinto da cadeia hierárquica.

No topo da pirâmide surge Marc Márquez, que apesar de só ter consumado a conquista do "tetra" na última prova da temporada anterior, é o alvo a abater por um pelotão onde se destacam Jorge Lorenzo e Andrea Dovizioso, da Ducati, para além de Maverick Viñales (Yahama) e Dani Pedrosa, colega de Márquez na Honda.

A este grupo pode juntar-se ainda o campeão da categoria Moto2 de 2017, o italiano Franco Morbidelli (Honda). Com seis conquistas nos últimos oito anos, Marc Márquez venceu o título no ano de estreia em MotoGP (2013), depois de ter sido campeão em Moto2, pelo que dispensa qualquer advertência nesta matéria.

 

Sugerir correcção
Comentar