Comissão de trabalhadores exige à administração esclarecimentos sobre director de informação da televisão

Comunicado da comissão de trabalhadores reitera que Paulo Dentinho é o director da RTP-TV, e o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, respondeu no Parlamento que “não se confirma a demissão do director da RTP”. A administração ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Foto
Daniel Rocha

A comissão de trabalhadores da RTP exigiu hoje à administração “um imediato e cabal esclarecimento público” sobre as notícias que dão conta da eventual exoneração do director de informação da televisão, Paulo Dentinho.

Em comunicado, a que a Lusa teve acesso, a CT sublinha que “as notícias sobre a destituição do director de informação da televisão, sem o seu conhecimento, através de uma notícia de jornal, carecem de um imediato e cabal esclarecimento público por parte da supervisão, tutela da RTP e principalmente por parte do senhor presidente da administração”, Gonçalo Reis.

Questionado na quinta-feira no Parlamento pelo deputado Jorge Campos, do Bloco de Esquerda, o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, disse que “não se confirma a demissão do director da RTP”. A informação da saída de Paulo Dentinho da direcção de informação da RTP “é falsa e não se confirma”, sublinhou o ministro.

Até ao momento, a administração da RTP ainda não se pronunciou sobre o assunto.

A CT da RTP salienta, no comunicado, que “o jornalista Paulo Dentinho é o director da RTP-TV, não se demitiu, não aceitou qualquer cargo de direcção da RTP Internacional ou qualquer outro”, apontando que um pedido de destituição “tem de alegar graves violações de natureza profissional, deontológica ou de natureza estratégica, todos devidamente fundamentados e com direito a contraditório”.

Refere também que tal pedido tem de ser feito por um conselho de administração “em total exercício de funções e não por um dos seus membros que, mesmo sendo o seu presidente, não tem legitimidade para o fazer isoladamente em nome do órgão colegial a que preside”.

A administração da RTP está em gestão, aguardando que a tutela das Finanças se pronuncie sobre o nome indicado para o pelouro financeiro da estação pública, o qual foi feito no início de Fevereiro, para a nova equipa entrar em funções.

 

Sugerir correcção
Comentar