Polícia reabre caso de “morte acidental” da filha de Quezada, a autora confessa do homicídio de Gabriel

O funeral do menino de oito anos, asfixiado no dia em que desapareceu, aconteceu na manhã desta terça-feira. Na sequência da investigação, a polícia espanhola reabriu o caso da morte da primeira filha de Ana Julia Quezada, que caiu da varanda de um sétimo andar em 1996.

Fotogaleria
Gabriel, de oito anos, foi encontrado sem vida no carro da sua madrasta, Ana Julia Quezada LUSA/CARLOS BARBA
O pai de Gabriel e a madrasta Ana Julia Quezada, no segundo dia de buscas pelo menino de oito anos, que foi mais tarde encontrado sem vida no carro de Quezada
Fotogaleria
O pai de Gabriel e a madrasta Ana Julia Quezada, no segundo dia de buscas pelo menino de oito anos LUSA/Carlos Barba

Ana Julia Quezada, de 43 anos, era já a principal suspeita do homicídio de Gabriel Cruz, um menino de oito anos, filho único do seu namorado, Ángel David Cruz — mas só confessou o crime nesta terça-feira. Foi detida no domingo, depois de a polícia ter encontrado o corpo da criança sem vida na mala do carro que conduzia. Agora, a polícia espanhola recuperou um caso de 1996, ano em que uma das duas filhas de Quezada morreu ao cair da varanda de um sétimo andar. Segundo noticiou o El Mundo nesta segunda-feira, o Tribunal de Instrução de Burgos, em conjunto com a polícia, estavam a analisar se este caso com 22 anos, arquivado por se tratar de uma morte “acidental”, deveria ser reaberto. Já esta terça-feira, o El País noticia que a polícia reabriu o caso.  

Ana Julia Quezada chegou no início da década de 1990 a Burgos, Espanha, vinda da República Dominicana. A 10 de Março de 1996, a primeira filha de Quezada, chamada Ridelca – fruto de uma relação da sua mãe com um dominicano, ainda antes de chegar a Espanha – morreu depois de cair de uma janela do sétimo andar do prédio onde morava em Burgos.

Foto
Ana Julia Quezada a participar nas buscas de Gabriel Cruz CARLOS BARBA/LUSA

Na altura, Quezada morava com o camionista Miguel Ángel Redondo, que conheceu em 1994, e com quem tem uma filha em comum, Judith – que tem agora 24 anos e deu entrada no hospital com uma crise de ansiedade depois de saber da detenção da mãe no caso da morte de Gabriel, adianta o El Mundo. Judith, à data com dois anos, também estava em casa quando a meia-irmã caiu.

Foi Miguel Ángel que, quando se levantou pela manhã, deu pela falta de Ridelca, a menina de quatro anos que considerava sua filha adoptiva (ainda que não o fosse legalmente) e reparou que a janela de um dos quartos das crianças estava aberta e a cama vazia. Ao espreitar, apercebeu-se que a criança tinha caído e chamou os serviços de emergência, correndo para o pátio para a tentar socorrer, sem sucesso. A Polícia Nacional, que chegou posteriormente ao local, não recolheu depoimentos de Ana Julia Quezada, devido ao seu agravado estado nervoso, diz o El Mundo. Não se sabe se foi interrogada posteriormente, mas o caso foi arquivado como sendo uma “morte acidental”.

O casal acabou por se divorciar e, vários anos e alguns relacionamentos depois, Quezada conheceu Ángel David Cruz, pai de Gabriel, em Almería.

Quem é Ana Julia Quezada?

Todos os indícios apontavam para que fosse Ana Julia Quezada – a única detida até ao momento – a culpada do homicídio de Gabriel Cruz, filho do seu companheiro. Segundo fontes ligadas à investigação, citadas pela imprensa espanhola, a madrasta do menino de oito anos confessou o crime nesta terça-feira e estava a "colaborar" com as autoridades.

Quando chegou a Espanha, Quezada começou a trabalhar num bar de alterne. “Ela não tinha nada de nada”, contam fontes próximas de Miguel Ángel ao El Español, dizendo que foi ele quem a ajudou nos seus primeiros anos em Espanha. “Sempre foi uma mulher invulgar, fria, pouco carinhosa, mesmo com as suas filhas. Mas daí a matar uma pobre criança… não sei que tipo de pessoa conhecíamos afinal”, acrescentou uma das fontes ouvidas, em lágrimas.

Foto
Os pais de Gabriel Carlos Barba/Lusa

A imprensa dominicana refere que a família de Quezada está surpreendida com a suspeita de crime. "Não acredito que ela, que vem de baixo, com sacrifício e esforço, tenha pensado em tirar a vida a um inocente", afirmou o irmão, Juan José Quezada.

Desde que foi detida que os populares se têm mostrado revoltados com a morte de Gabriel, reagindo com ameaças e tentativas de agressões a Ana Julia Quezada. O filho de um dos homens com quem Ana Julia se envolveu (um empresário 20 anos mais velho do que ela) conta ao El Mundo que a mulher era "desagradável" e que tinha uma "dupla face", acusando-a de convencer o empresário a dar-lhe dinheiro quando este estava doente.

O que aconteceu a Gabriel?

Gabriel Cruz estava desaparecido desde 27 de Fevereiro, altura em que foi visto pela última vez a sair da casa da sua avó paterna para ir ter à casa dos seus primos, para brincar, na aldeia de Las Hortichuelas, província de Almería. Quase duas semanas depois, no domingo, o corpo do menino de oito anos foi encontrado na mala do carro da madrasta, Ana Julia Quezada. A suspeita foi detida e negou o envolvimento na morte da criança, mas as autoridades acreditam que Quezada, com medo que viessem a encontrar o corpo, estaria a transportá-lo para outro local.

Foi Quezada quem descobriu a única pista da investigação, uma camisola interior branca, que disse ter encontrado num dos seus passeios num monte em Vícar, a quatro quilómetros do local do desaparecimento. A zona onde foi encontrada a camisola já tinha sido revistada a pente fino quando foi dado o alerta de desaparecimento, e voltou a sê-lo depois de encontrada a pista. Não se encontraram mais provas, mas a madrasta de Gabriel – que tinha também um comportamento estranho durante as buscas, com “reacções exageradas”, explica o El País – passou a ser vigiada pela polícia espanhola.

Foto
Ana Julia Quezada e o pai de Gabriel, ainda desaparecido no momento em que foi tirada a foto Chema Artero/LUSA

O resultado inicial da autópsia ao corpo de Gabriel, divulgado na segunda-feira, revelava que o menino morreu de asfixia por estrangulamento no mesmo dia em que desapareceu. Agora, os peritos acreditam que a criança morreu sufocada, referindo ainda que o menino tinha um golpe na cabeça, anterior à sua morte.

O funeral de Gabriel aconteceu na manhã desta terça-feira na catedral de Almería. Os pais da criança estavam no funeral quando Ana Julia Quezada confessou o homicídio. A vice-presidente espanhola, Soraya Sáenz de Santamaría, e o ministro do Interior, Juan Ignacio Zoído, anunciaram a sua presença na cerimónia fúnebre, em representação do Governo.

Foto
A multidão no funeral de Gabriel, em Almería RICARDO GARCIA/LUSA
Sugerir correcção
Comentar