Quatrocentas e trinta ligações suprimidas em 12 horas de greve

Sindicato fala em adesão na ordem dos 90% entre os trabalhadores da empresa Infraestruturas de Portugal, que reclamam aumentos de cerca de 4%.

Fotogaleria
LUSA/ANTÓNIO PEDRO SANTOS
Fotogaleria
LUSA/ANTÓNIO PEDRO SANTOS
Fotogaleria
LUSA/ANTÓNIO PEDRO SANTOS
Fotogaleria
LUSA/ANTÓNIO PEDRO SANTOS
Fotogaleria
LUSA/ANTÓNIO PEDRO SANTOS

Quatrocentos e trinta comboios foram suprimidos entre as 0h e as 12h desta segunda-feira devido à greve dos trabalhadores da Infraestruturas de Portugal (IP), que exigem aumentos salariais de 4%, disse à Lusa uma fonte da CP-Comboios de Portugal. "Num dia normal teriam circulado 584 comboios, mas devido à greve da IP realizaram-se 154", segundo a mesma fonte.

Na Fertagus, que faz a ligação ferroviária na Ponte 25 de Abril, entre Lisboa e Almada, até às 09:39 circularam 16 dos 45 comboios habituais nos dois sentidos. O próximo comboio na ponte só vai circular às 14:58. A IP remeteu para mais tarde dados sobre a adesão à greve.

Por sua vez, o coordenador da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans), José Manuel Oliveira, estimou, cerca das 11h, uma adesão à greve no sector ferroviário superior a 90%, referindo que a adesão no sector rodoviário deve estar próxima desse valor.

Os trabalhadores da IP reclamam aumentos salariais de cerca de 4%, encontrando-se a circulação de comboios com "fortes perturbações e supressões". Os serviços mínimos definidos prevêem 25% da circulação em Lisboa e no Porto, em horário normal e nos serviços Alfa, Intercidades e Internacionais, bem como no comboio da Ponte 25 de Abril (Fertagus).

José Manuel Oliveira refere que a paralisação foi convocada porque os trabalhadores das empresas do grupo IP não têm qualquer aumento desde 2009 e consideram que não podem esperar pelo final da negociação do acordo coletivo de trabalho. Os sindicatos reivindicam um aumento imediato na ordem dos 4%, que garanta um mínimo de 40 euros a cada trabalhador.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários