Televisão

ModaLisboa vai ser tema de documentário a estrear em Outubro

Leonor Teles, vencedora do Urso de Ouro no Festival de Berlim, assina a direcção de fotografia do filme sobre a primeira semana de moda portuguesa.
Foto
Nuno Ferreira Santos

A 50.ª edição da ModaLisboa, que termino domingo, foi registada em vídeo para um documentário que tem por objectivo contar a história da primeira semana de moda portuguesa, e que será exibido em Outubro na RTP2.

Atingiu o seu limite de artigos gratuitos

Além dos repórteres de imagem de vários canais de televisão, sites e agências de notícias que, desde quinta-feira, captaram em vídeo imagens da 50.ª edição da ModaLisboa, há equipas que estão a registar todos os momentos para um documentário.

Estas equipas, porém, para conseguirem "captar todos os passos", "começaram a gravar em Dezembro, quando começou a preparação desta edição", contou à Lusa o produtor Pedro Bravo, da Kinema, produtora responsável pelo documentário.

"Temos acompanhado todos os passos, desde fotografar a campanha, discussão de qual poderia ser o espaço, como iria ser o espaço, todas as visitas técnicas, as conversas com os arquitetos, o casting. Temos passado muitos dias com eles [Associação ModaLisboa], e esta última semana tem sido mais intenso, porque é a semana em que tudo acontece", disse.

Apesar de apenas a 50.ª edição estar a ser documentada, "haverá muito arquivo, para não deixar para trás tudo aquilo que aconteceu" desde a primeira edição, em Abril de 1991, no Teatro São Luiz.

"Queremos esta edição como um espelho do que é organizar um evento destes e, sendo um número redondo, acaba por ser esta que fica documentada", referiu Pedro Bravo.

O relato dos "momentos mais marcantes" tem sido dado por "arquitetos, designers, equipas de maquilhagem, de cabelo e fotógrafos, que têm contado as suas experiências ao longo destes anos".

Apesar de duas vezes por ano haver "muitas notícias sobre a ModaLisboa, muita informação que sai, muitos vídeos", a Kinema está "a tentar mostrar os ângulos que ainda não foram mostrados, os momentos que nem toda a gente vê, para dar um ponto de vista diferente".

"Temos um acesso privilegiado, porque nem todas as equipas têm a sorte que nós temos de estar em locais ou ouvir informação que ninguém está a saber, no momento em que nós sabemos", referiu.

O documentário está a ser realizado por Márcio Simões, que conta na equipa, na parte de fotografia, com Leonor Teles, vencedora, em 2016, do Urso de Ouro para melhor curta-metragem no festival de cinema de Berlim.

De acordo com Pedro Bravo, o documentário irá estrear-se em Outubro na RTP2, mês em que decorre a próxima edição da ModaLisboa.