Palavras, expressões e algumas irritações: toupeira

Juntando as espécies, animal e humana, as “toupeiras” constroem subterraneamente “complicadas galerias”, “labirintos complexos” e inspiram a Polícia Judiciária na designação das suas operações

Foto
João Catarino

Se quisermos começar pelo animal, teremos de dizer que a “toupeira” é um “pequeno mamífero insectívoro que tem os olhos pouco desenvolvidos, com as patas anteriores largas e robustas, que lhe permitem cavar galerias debaixo do solo, onde caça insectos e vermes”.

Se quisermos passar para os humanos e para o conceito que o dicionário designa “informal”, então ficamos a saber que se trata de uma “pessoa que trabalha às ocultas ou infiltradamente numa instituição, geralmente para obter informação que possa ser usada pelos seus inimigos ou concorrentes”.

Juntando as espécies, constroem subterraneamente “complicadas galerias”, “labirintos complexos” e… inspiram a Polícia Judiciária na designação das suas operações.

“Benfica espiava processos que visavam o clube e os rivais”, foi título de notícia, que explicava: “Informações seriam recolhidas através de três funcionários judiciais, um dos quais foi detido esta terça-feira, a par de Paulo Gonçalves, o braço direito do presidente do clube da Luz, Luís Filipe Vieira.” Mais adiante, dava-se conta de que há cerca de um mês aparecera num blogue uma cópia da informação de serviço de um coordenador da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, o que obrigou a PJ a acelerar a investigação aos emails e outros registos electrónicos, baptizando assim a operação: E-Toupeira.

Duas formas de evitar “toupeiras” nos relvados: uma é estender redes metálicas revestidas a plástico a 5 a 10 cm de profundidade, por toda a área do relvado antes de colocar a relva, impedindo-as de passar; outra é uma armadilha que consiste num tubo de plástico fechado à frente, com quatro arames e uma portinhola à entrada, que permite entrar mas não recuar. Talvez alguma inspire a Judiciária.

Ou usar trovisco, arbusto que liberta um odor que lhes é desagradável.

“Mulher velha e mal vestida”, “pessoa intelectualmente cega, estúpida, ignorante” e “pessoa intriguista e mexeriqueira” são outros significados de “toupeira”. Todos bonitos, não?

A rubrica Palavras, expressões e algumas irritações encontra-se publicada no P2, caderno de domingo do PÚBLICO

Sugerir correcção
Ler 1 comentários