Novo leilão para vender aço de navios que seriam construídos para a Venezuela

Depois das chapas, os ENVC ainda têm de alienar perfis de aço. Processo de infracção de Bruxelas por causa de auxílios estatais ainda está de pé.

Foto
Os terrenos dos estaleiros de Viana estão subconcessionados a uma empresa do grupo Martifer PAULO PIMENTA

A empresa pública que resta dos antigos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), em plena fase final da liquidação, está a lançar um novo leilão para vender 2200 toneladas de aço. É o segundo concurso aberto em poucas semanas para alienar o material que iria servir para a construção de dois navios asfalteiros encomendados pela Venezuela.

O que está à venda não são chapas, mas sim perfis de aço adquiridos pelos estaleiros a uma siderurgia turca para iniciar a resposta à encomenda da PDVSA (Petróleos de Venezuela), o mesmo grupo petrolífero público que quis comprar (mas recuou) o navio-ferry Atlântida.

O leilão dos perfis está agendado para quarta-feira à tarde, na sede da Empordef, a holding do sector empresarial da Defesa, também em liquidação. Até esse dia decorre o período de apresentação das propostas de compra por carta, que serão abertas pelo júri na altura do leilão, antes de começar a licitação (que se inicia com o preço mais elevado que for apresentado).

Os ENVC já venderam todas as chapas num outro leilão (2271 toneladas que renderam à ENVC cerca de 740 mil euros), faltando agora desfazer-se dos perfis que também foram a concurso nessa altura com um preço base de 305 euros por tonelada, mas que acabaram por não ser vendidos.

O procedimento do concurso, publicado no site dos ENVC, não determina um preço-base neste novo leilão, mas estabelece que, “se o lote não for adjudicado, a entidade alienante reserva-se no direito de escolher a solução que melhor defenda os interesses da empresa”.

Até agora, a empresa do universo da Empordef já vendeu 14.507 toneladas de aço, o que rendeu aos ENVC 5,3 milhões de euros, mais do que a comissão liquidatária dizia estar a estimar. O valor arrecadado servirá para abater à dívida que os ENVC têm ao Estado, ainda a braços com o processo de infracção aberto pela Comissão Europeia em Maio de 2015 por causa de auxílios de Estado aos estaleiros, que considerou ilegais.

Como o processo obriga o Estado a recuperar os montantes dos auxílios mas a empresa está em liquidação e não tem activos suficientes para isso, é preciso que o Estado fique com o valor máximo que for susceptível aos ENVC devolver ao accionista.

Os ENVC ainda chegaram a cortar uma parte do aço destinado aos asfalteiros e avançaram com a construção de duas quilhas, mas o projecto dos navios acabaria por nunca ser concluído na empresa pública, cujos terrenos, infra-estruturas e alguns equipamentos foram subconcessionados pelo Governo de Pedro Passos Coelho a um consórcio do grupo Martifer, quando José Pedro Aguiar-Branco estava à frente da pasta da Defesa Nacional. A proposta seria a única a ser admitida no concurso público. A subconcessão foi formalmente adjudicada pelo então conselho de administração dos ENVC a 11 de Outubro de 2013 e a West Sea – a empresa criada pela Martifer para o efeito – iniciaria a operação em Viana em Maio de 2014.

Os perfis de aço agora à venda foram fabricados nas siderurgias da empresa turca Ozkan, e estão parqueados em Viana desde 2014, o ano da transição.

A venda do aço tem servido para fazer os ENVC fazerem as amortizações ao Estado. A empresa tem de ser extinta este ano, o que só acontecerá depois de a empresa vender o aço, terminar as operações de remoção do material nos terrenos dos estaleiros e concluir essas últimas amortizações.

Sugerir correcção
Comentar