Protecção Civil alerta para riscos de cheias nas zonas ribeirinhas em Santarém e Coimbra

Autoridades recomendam retirada de bens materiais e animais das áreas inundáveis. Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo foi accionado em nível de alerta amarelo. No concelho de Coimbra, também já está activo o plano especial para cheias.

Fotogaleria
Na vila de Constância, o parque de estacionamento que fica junto à foz do rio Zêzere ficou submerso. Paulo Cunha/LUSA
Fotogaleria
Paulo Cunha/LUSA
Fotogaleria
Paulo Cunha/LUSA
Fotogaleria
Paulo Cunha/LUSA
Fotogaleria
Paulo Cunha/LUSA
Fotogaleria
Paulo Cunha/LUSA
Fotogaleria
Paulo Cunha/LUSA

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém aconselhou a população das zonas ribeirinhas do distrito a tomar medidas de precaução face à previsão de alagamentos e inundações decorrente da subida dos caudais do rio Tejo.

Em comunicado emitido durante a noite, o CDOS afirma que “é expectável nas próximas horas uma subida gradual do rio Tejo, pelo que se impõe um aviso à população, particularmente nas zonas ribeirinhas”.

Também o Plano Especial de Emergência para Cheias e Inundações do concelho de Coimbra foi accionado. As recomendações são as mesmas, em ambos os casos, e passam, por exemplo, por "não atravessar com viaturas ou a pé estradas ou zonas alagadas".

A Protecção Civil aconselha as populações a retirarem “das zonas confinantes, normalmente inundáveis, equipamentos agrícolas, industriais, viaturas e outros bens”, e a levarem os animais “para locais seguros, retirando os rebanhos que se encontram nas zonas que serão provavelmente inundáveis”.

Manter-se informado através dos órgãos de comunicação social ou dos agentes de Protecção Civil, é igualmente recomendado.

Descargas de Espanha

No caso do Tejo, a subida dos níveis hidrométricos e dos caudais decorre “da precipitação que se tem sentido no distrito [de Santarém] e a montante, mas essencialmente das descargas das barragens espanholas e portuguesas”, acrescenta o CDOS de Santarém.

Segundo a mesma fonte, as consequências do temporal já se fizerem sentir em alguns locais, nomeadamente em Constância, onde o parque de estacionamento junto ao Rio Zêzere ficou submerso, na Estrada Municipal 1348, entre Vale de Figueira e Ribeira de Santarém, com o trânsito condicionado.

Para as próximas horas, as previsões indicam que devem ficar submersas a Estrada Nacional 365 em Ponte do Alviela, a Estrada Municipal que liga Ribeira de Santarém a Vale de Figueira, a EN 365 em Palhais/Ribeira de Santarém e o parque de estacionamento da Ribeira de Santarém.

A Protecção Civil adianta ainda que está a ser dada “especial atenção” para as bacias do Tejo, Vouga (Águeda) e Douro (Tâmega), assim como todas as dos restantes afluentes a norte do Tejo.

O Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo foi accionado em nível de alerta amarelo.

As previsões apontam para forte agitação marítima nas próximas horas, o que levou também ao encerramento de 14 barras marítimas de Portugal continental. Outras quatro estão condicionadas, diz a Marinha Portuguesa.

Sugerir correcção
Comentar