Núcleo duro de Cristas com um terço de mulheres

Nas listas apresentadas por Assunção Cristas, o presidente do Conselho Nacional continua a ser Telmo Correia. Há outras duas listas ao órgão máximo do partido entre congressos.

Foto
Adriano Miranda

A comissão executiva do CDS – o núcleo duro da direcção de Assunção Cristas – passará a ter um terço de mulheres, com a entrada de Isabel Galriça Neto, deputada, Raquel Vaz Pinto, professora universitária, e Graça Canto Moniz, doutoranda na área da protecção de dados.

A quarta novidade da nova comissão executiva é a entrada de Domingos Doutel, que deixa as funções de coordenador autárquico, as quais passam a ser desempenhadas pelo deputado João Rebelo, também membro da comissão executiva.

De fora da nova executiva ficam Manuel Isaac, ex-líder da distrital de Leiria, e Miguel Moreira da Silva. Permanecem neste órgão os deputados Ana Rita Bessa, Luís Pedro Mota Soares, Álvaro Castello-Branco, Filipe Anacoreta Correia, e também Miguel Morais Leitão, ex-secretário de Estado dos Assuntos Europeus. A comissão executiva aumentou o número de lugares de oito para dez membros. Mantêm-se neste órgão, por inerência, Assunção Cristas, presidente do partido, os vice-presidentes Nuno Melo, Adolfo Mesquita Nunes e Cecília Meireles bem como o líder parlamentar, Nuno Magalhães; o secretário-geral, Pedro Morais Soares; e o porta-voz, João Almeida.

Nas listas apresentadas por Assunção Cristas, o presidente do Conselho Nacional continua a ser Telmo Correia, sendo o primeiro nome o de António Lobo Xavier. A mesa do Congresso volta a ser liderada por Luís Queiró.

Três listas ao Conselho Nacional

Além da lista apresentada pela direcção de Assunção Cristas, o Conselho Nacional — que é o órgão máximo entre congressos — terá pelo menos mais duas listas. Uma delas será a do deputado Filipe Lobo d’Ávila, que volta assim a repetir a iniciativa de há dois anos, em que obteve 23% dos votos. A outra lista ao Conselho Nacional é da Tendência Esperança em Movimento (TEM), corrente interna do CDS, que também apresenta ao Conselho de Jurisdição, e ao Conselho Nacional de Fiscalização, confirmou ao PÚBLICO Abel Matos Santos, o porta-voz da TEM.

A lista ao Conselho Nacional da TEM será liderada pelo próprio Abel Matos Santos, depois de se terem gorado as negociações para uma lista conjunta com o grupo de Filipe Lobo d’Ávila e do ex-deputado Raul Almeida, um crítico da liderança de Assunção Cristas.

Já a lista da TEM ao Conselho de Jurisdição Nacional — que deverá ser a única para além da proposta da direcção — será liderada por Pedro Melo, jurista e actual membro daquele órgão. Já para o Conselho de Nacional de Fiscalização, que fiscaliza as contas do partido, a TEM propõe o gestor Rui Gonçalves. Outro militante do CDS, Pedro Borges de Lemos, estava a ponderar apresentar uma lista ao Conselho Nacional, mas acabou por não avançar.

Assunção Cristas, líder do CDS, de braço dado com Adriano Moreira Adriano Miranda
A líder do CDS à chegada Adriano Miranda
Adriano Moreira foi homenageado Adriano Miranda
Luís Queiró lembrou o papel de Adriano Moreira entre 1961 a 1963, como ministro do Ultramar que abandonou o cargo em ruptura com Salazar Adriano Miranda
A líder do CDS à chegada Adriano Miranda
Francisco Rodrigues dos Santos, líder da juventude do CDS Adriano Miranda
Pedro Mota Soares a discursar na abertura do primeiro dia do Congresso do CDS Adriano Miranda
Cristas, numa entrevista exclusiva à CDS Tv Adriano Miranda
Adriano Miranda
Militante lê notícia sobre Monetenegro, do PSD Adriano Miranda
Adriano Miranda
Adriano Miranda
Pires de Lima defendeu que seja adoptado um tecto de 50% para os impostos sobre o rendimento, juntando IRS e Segurança Social Adriano Miranda
Adriano Miranda
Diogo Feio, presidente do gabinete de estudos do CDS Adriano Miranda
Adriano Moreira a discursar Adriano Miranda
Abel Matos Santos, vice-Presidente do CDS Lisboa
Filipe Lobo D'Ávila anuncia saída do Parlamento
João Almeida vai coordenar a CDS Tv
Nuno Melo será cabeça de lista do CDS nas eleições europeias
Durante a votação
Fotogaleria
Assunção Cristas, líder do CDS, de braço dado com Adriano Moreira Adriano Miranda
Sugerir correcção
Comentar