Um Tesouro num baú e um Favelado numa gaiola

O PUBBLIK, em Vila do Conde, privilegia os gins e cocktails e aposta forte na apresentação e na qualidade dos produtos. “Mesmo no Porto, ou até em Lisboa, já seríamos considerados arrojados. Aqui somos completamente diferentes de tudo o que existe.”

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Fábio Gomes, o proprietário do PUBBLIK Joana Gonçalves
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O PUBBLIK – Gins, Coktails & Food, em Vila do Conde, quer ser conhecido pela inovação — e faz por isso. Para tal, apresenta gins e cocktails que surpreendem pela novidade. Desde a apresentação das bebidas até à sua transformação, uma vez por mês, num club com um DJ convidado, diferença é, por aqui, a palavra de ordem.

No local que chegou a albergar, paredes-meias, uma tipografia e uma casa de cunhagem de moedas, convivem agora mais de 120 diferentes referências de gin. Os destilados, provenientes dos quatro cantos do planeta, são complementados por outras tantas garrafas usadas para os cocktails arrojados que dão uma identidade própria a esta casa. A localização, na Praça da República, foi escolhida também devido à concentração turística que se verifica naquela área central da cidade.

Fábio Gomes tem 25 anos e é o proprietário do estabelecimento que abriu em Setembro de 2016. “Surgiu a oportunidade de ocupar este espaço e decidi, de forma instantânea, construir algo diferente.” O bar encontra-se dividido em três salas. A primeira tem um sofá que se estende a todo o comprimento. Do lado oposto da sala, ficam as bebidas mais icónicas do espaço, em armários envidraçados. A dez passos, no compartimento seguinte, fica a zona de preparação das bebidas e, no fim do corredor, reside a sala que acolhe o DJ residente nas noites de sexta e sábado. Nas noites mais convidativas, a música passa para fora de portas, para a esplanada do PUBBLIK.

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A apresentação dos produtos é uma preocupação constante: “Por vezes, o aspecto vende mais que o sabor em si”, admite Paulo Gomes, pai do jovem proprietário, enquanto observa o filho na preparação das bebidas. Dos vários cocktails excêntricos que o estabelecimento possui, dois são marcas definitivas do estilo arrojado que o PUBBLIK quer representar.

O Tesouro é, segundo o proprietário, a bebida que provoca maior surpresa: basta dizer que ela viaja para a mesa do cliente dentro de um baú. Se a arca não fosse suficientemente enigmática, a bebida encontra-se envolvida numa camada de fumo, que sai lentamente após a abertura da caixa. Apesar de poder parecer confuso, nenhum destes elementos é aleatório: o próprio odor do fumo faz, também, parte da experiência. “Usamos aparas de pipos onde se guarda o whisky Jack Daniels”, diz Paulo Gomes. Baunilha, laranja e outros odores podem ser usados para reforçar a experiência. “Os clientes entram e pedem muito o [cocktail] do fumo” diz, por seu lado, Fábio, acrescentando que quem visita o bar fica “muito impressionado com a preparação e apresentação” desta bebida. Este cocktail é feito utilizando rum de seis anos produzido na ilha da Madeira, canela, ananás, amêndoa, um toque de avelã e clara de ovo. Os muitos ingredientes que as criações de Fábio Gomes possuem derivam das várias “experimentações” que o jovem gosta de fazer. “Vou tentando e vejo o que combina bem”, atira atrás do balcão, enquanto mexe a próxima bebida.

O segundo cocktail mais pedido no PUBBLIK é servido numa gaiola. Sim, leu bem: numa gaiola. A inspiração para esta bebida deriva das experiências que Fábio retirou das visitas a bares fora do país: “Vi algo do género em Milão e achei engraçado.” O Favelado é uma mistura de cachaça envelhecida, água de coco, maracujá e sumo de lima. No PUBBLIK, encontramos também as comidas que acompanham bem qualquer gin ou cocktail: tábuas de queijos e enchidos e tostas de salmão e presunto com queijo brie, entre outros.

“Mesmo no Porto, ou até em Lisboa, já seríamos considerados arrojados. Aqui [em Vila do Conde], somos completamente diferentes de tudo o que existe.” Na perspectiva de Fábio Gomes, as diferenças em relação aos concorrentes são claras: “Melhor serviço, utilização de produtos premium e uma apresentação única.” “Nos restantes bares da área vemos a política dos baldes [de bebida] a cinco euros. Esse tipo de cliente não nos interessa”, refere Fábio, acrescentando que o bar procura atrair a clientela que “valoriza a qualidade e não a quantidade”. Paulo Gomes, por seu turno, faz questão de salientar a aposta que o bar faz em bebidas portuguesas: “Somos das únicas casas a ter rum da Madeira e sempre que podemos compramos produtos portugueses em detrimento de marcas estrangeiras.”

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As várias bebidas presentes na carta podem ir dos seis aos 32€. Os preços pretendem “abranger todo o tipo de clientes”, refere Fábio Gomes. “Uma experiência única, mas a repetir” é o lema não-oficial do PUBBLIK que, através dos seus produtos, pretende que se cumpra essa promessa.

Texto editado por Sandra Silva Costa

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