Quanto tempo tem Rui Rio?

Se Rui Rio parte da certeza que tem o lugar seguro até às legislativas, talvez seja bom lembrar-se do que aconteceu ao único líder partidário que tinha Seguro no nome.

Rui Rio foi eleito líder do PSD há 55 dias. E foi entronizado como presidente do partido há 19 dias. Neste entretanto, passou pela residência oficial do primeiro-ministro, e também pela sede do CDS. Ontem foi, finalmente, falar ao seu grupo parlamentar. Tirando o circuito oficial, recebeu um líder partidário de São Tomé e Príncipe e o embaixador alemão no seu gabinete. E saiu dele uma só vez, numa visita guiada à Bolsa de Turismo de Lisboa.

Rui Rio foi eleito há 55 dias, entronizado há 19. E abriu negociações com o Governo sobre dois temas, ambos propostos pelo Governo, em que o PSD tinha já posições definidas sobre o assunto — sem que se conheça qualquer variante.

Rui Rio foi eleito há 55 dias, entronizado há 19. E já anunciou que terá um “Governo-sombra” — a que não quer chamar “Governo-sombra”, mas sim “porta-vozes” do partido. Só não terão ainda muito para dizer, porque para Rui Rio apresentar propostas é precipitado (“depressa e bem, não há muito quem”, disse-nos ele em Belém).

Rui Rio foi eleito há 55 dias, entronizado há 19. Mas, das directas para cá, não pôs um tema na agenda política. Neste tempo, disse-nos que “há vida e país para lá da economia”, mas o primeiro debate que pediu na Assembleia foi sobre... economia e desemprego. 

Rui Rio foi eleito há 55 dias, entronizado há 19, e deixou o palco ao Governo, ao CDS e à sua oposição interna, por quem mostra a indiferença que só alimenta a divergência.

Eleito há 55 dias, entronizado há 19, Rui Rio passou todo este tempo a “arrumar a casa”, confiando que a opinião pública verá nele o pacificador construtivo que faltava ao país. E não deve tardar muito a ter a sua primeira sondagem, que será o primeiro teste à estratégia do capacete azul silencioso.

Ontem, já passados 54 dias da liderança de Rui Rio, 18 da entronização, até Marcelo deixou o alerta: as primeiras eleições são já daqui a um ano e será necessária “uma área de governo muito forte e uma área de oposição muito forte”, para evitar brechas por onde entrem “demagogos, populistas”.

Cinquenta e cinco dias, ou 19, se preferir, não serão suficientes para Rui Rio se impor como líder, mas podem ser suficientes para se criar a ideia de que o seu silêncio não é prudência, é impreparação. E se Rui Rio parte da certeza de que tem o lugar seguro até às legislativas, talvez seja bom lembrar-se do que aconteceu ao único líder partidário que tinha Seguro no nome.

Rui Rio foi eleito há 55 dias, entronizado há 19. Mas quanto tempo tem Rui Rio para nos deixar a primeira ideia? Quanto tempo terá Rui Rio?

Sugerir correcção
Comentar