“The Disconnect”: uma revista online para se ler offline

A revista está online e é gratuita. Mas só se desligar a internet. O primeiro número está publicado e procura estratégias para continuar

Foto
Página inicial do site da revista DR

Há ensaios, contos, ficção, poesia. Para ler com tempo — e sem distracções. Pelo menos daquelas que chegam em modo de alertas de notícias ou via aplicações de mensagens e e-mails. Chama-se The Disconnect e é uma revista online-offline. Está na Internet, mas só se pode ler com a Internet desligada. "Desligue o wi-fi para ler. É gratuito", lê-se na página inicial do site da revista quando se tenta aceder com a internet ligada. E se se der o caso de não saberem como fazer tal coisa há uma explicação disponível.

A ideia aparentemente contraditória partiu de Chris Bolin, um programador que conseguiu fazer uma revista que "pesa" apenas 250 kilobytes, o equivalente a uma imagem de baixa resolução. O modelo de negócio, esse, continua, como nos restantes media, a ser uma dor de cabeça. A primeira edição foi feita de forma colaborava e Bolin pensa agora em opções para tornar viável um segundo número: talvez crowdfunding ou outro tipo de financiamento colectivo.

"Criei [a revista] em parte porque acho engraçado usar a ironia desta forma — ter uma parte da Internet que te obriga a desligar da Internet", explicou ao Columbia Journalism Review. "Quis criar algo novo que inclua comentário mas que seja participativo, que force as pessoas a participar desconectando-se. Gosto dessa ideia".

O tema da primeira edição da The Disconnect são os humanos e a tecnologia. "Cada artigo nesta edição descreve um encontro com tecnologia, intencional ou não, construtivo ou devastador."

A revista — com um design simples, poucas imagens e sem publicidade — recusa o uso de notificações ou qualquer outro tipo de alerta que roube a atenção do leitor. E se tentar ligar a net depois de estar a ler ela simplesmente desaparece — é quase uma forma de poesia.

Sugerir correcção
Comentar