Eles recriaram estes cartazes para realçar a falta de actores negros

E se visses o cartaz do filme Harry Potter com novas personagens? O grupo Legally Black tem vindo a dar que falar ao reinventar cartazes de filmes. Depois da Internet, chegaram às ruas de Londres

Legally Black
Fotogaleria
Legally Black
Special Patrol Group
Fotogaleria
Special Patrol Group
Legally Black
Fotogaleria
Legally Black

Membros do grupo activista britânico Legally Black decidiram recriar cartazes de filmes e substituir as personagens principais por pessoas negras. O objectivo? Realçar a falta de actores negros no cinema e na televisão.

"Se ficaste surpreendido, isso significa que não costumas ver pessoas negras em grandes papéis. Junta-te na nossa missão de melhor representação dos actores negros nos meios de comunicação”, lê-se nos posters. Titanic, Harry Potter, The Inbetweeners, 007 - Skyfall ou Doctor Who são alguns exemplos dos filmes e séries escolhidos para levar a cabo a campanha.

A ideia partiu do britânico Shiden Tekle que se aliou a Liv Francis-Cornibert, Kofi Asante e Bel Matos da Costa. Juntos, convidaram amigos e familiares para serem os novos modelos de cada cartaz. A princípio, o grupo apenas queria fazer circular os posters na Internet — e nas paredes dos seus quartos. No entanto, quando a Special Patrol Group, uma organização que promove campanhas de marketing subversivo, viu o material online, rapidamente quis levá-lo para as ruas. Os cartazes foram impressos e espalhados pelas paragens de autocarros em Brixton, Londres, numa noite da semana passada — pouco tempo depois, a 2 de Março, a maioria já tinha sido retirada pela empresa JCDecaux, responsável pela gestão dos mupis.

O que gostariam de poder mudar na sociedade? Toda a campanha começou com esta pergunta, conta Shiden Telke, ao The Guardian. “Nós acompanhamos os meios de comunicação e nunca vemos uma representação positiva de pessoas negras. Nos grandes filmes, normalmente são criminosos ou traficante, o que condiciona as pessoas a acreditarem que toda a comunidade negra é assim”, revela. Um tema, aliás, que esteve no centro das nomeações para os Óscares de 2016.

Esta acção surge numa altura em que Black Panther, o primeiro filme de super-heróis negros, tem sido amplamente aplaudido. Os números, no entanto, continuam a dar que pensar: um estudo realizado em 2016 pelo Instituto Britânico do Cinema revelou que os actores negros representaram apenas 218 personagens principais num total de 1172 filmes britânicos lançados entre 2006 e 2016.

Sugerir correcção
Comentar