Federer favorito em torneio de regressos

Novak Djokovic volta ao circuito e irá rivalizar as atenções com Serena Williams, que disputa o primeiro torneio desde o Open da Austrália de 2017.

Foto
LUSA/LUKAS COCH

Oito anos depois, Roger Federer volta a ser o cabeça de série n.º 1 do BNP Paribas Open, o primeiro Masters 1000 da temporada. Graças à liderança do ranking reconquistada no mês passado, o suíço encabeça o quadro de 96 jogadores, desfalcado dos campeões do Grand Slam Rafael Nadal, Andy Murray e Stan Wawrinka. Em contrapartida, Novak Djokovic volta ao circuito e irá rivalizar as atenções com outra regressada, Serena Williams.

No ano passado, Federer surpreendeu ao conquistar os dois Masters 1000 de Março, Indian Wells e Miami. Agora com 36 anos, Federer volta a ser o favorito. Para já no deserto da Califórnia, onde partilha com Djokovic um recorde de cinco títulos.

Djokovic, que só competiu no Open da Austrália este ano, recebeu uma pequena intervenção cirúrgica em Fevereiro para debelar os problemas no cotovelo direito que o levaram a terminar a época passada mais cedo e tem-se preparado afincadamente nos últimos dias com o treinador Andre Agassi.

O sérvio ficou na metade inferior do quadro e com a possibilidade de encontrar, na terceira ronda, outro regressado aos grandes eventos, Kei Nishikori. O japonês vai disputar o quarto torneio desde o regresso à competição após a lesão no pulso direito – que o fez terminar a época passada no Verão – e depois de dois challengers (venceu o segundo) e uma meia-final no ATP 250 de Nova Iorque.

João Sousa (85.º) tem como primeiro adversário o russo Mikhail Youzhny (95.º), o veterano de 35 anos a quem o vimaranense venceu no ano passado, na terra batida de Kitzbuhel.

Já Serena vai disputar o seu primeiro torneio desde o Open da Austrália de 2017 – torneio que venceu, antes de retirar-se para ser mãe. No seu primeiro encontro oficial em 14 meses, a detentora de 23 majors vai defrontar Zarina Diyas (53.ª).

Outra recém-mamã que regressa é Victoria Azarenka, que nos últimos meses tem sido impedida de deixar os EUA devido à batalha pela custódia do filho. A bielorrussa, campeã em 2016, estreia-se diante de Heather Watson (70.ª).

Maria Sharapova também esteve mais de um ano parada devido a suspensão, mas regressou na Primavera de 2017. Só que a russa, campeã em Indian Wells em 2006 e 2013 e agora 41.ª do ranking, continua a encontrar problemas em lidar com o progresso das mais jovens, como foi o caso da japonesa Naomi Osaka (44.ª), que a eliminou com um duplo 6-4.

Sugerir correcção
Comentar