South by Southwest começa esta sexta e terá Da Chick e Surma

As cantoras portuguesas Da Chick e Débora Umbelino, ou seja Surma, e o DJ e produtor português Holly actuam na edição deste ano do festival de Austin, nos Estados Unidos.

Foto
Nuno Ferreira Santos

As cantoras Da Chick (Teresa Sousa) e Débora Umbelino, com o projecto Surma, actuam no dia 17 deste mês no festival South By Southwest (SXSW) que começa esta sexta-feira. Outro português, o DJ e produtor Holly, actuará no dia 16.

O SXSW, que teve a sua primeira edição em 1987, é um festival anual que ocupa a cidade de Austin, no estado americano do Texas, com conferências, debates, cinema, apresentações (pitching) de novas empresas e dezenas de concertos em simultâneo, para uma audiência que integra público em geral, mas sobretudo figuras da indústria criativa, promotores, editores e agentes.

Da Chick editou em 2015 o álbum de estreia Chick to Chick, movendo-se no universo do funk, do disco e da soul. Em Junho do ano passado editou o EP Call me foxy. Já Débora Umbelino editou em Outubro o álbum de estreia como Surma, editado pela Omnichord Rechords. O álbum Antwerpen, que tem edição agendada para 16 de Março na Alemanha, na Áustria e na Suíça, é o único título português na lista de 22 nomeados para o prémio disco do ano europeu, atribuído pela IMPALA – Associação de Empresas de Música Independente.

Holly (Miguel Oliveira), DJ e produtor das Caldas da Rainha, tem sido bem-sucedido fora de Portugal com actuações um pouco por todo o lado. Em Setembro do ano passado, foi um dos vencedores dos Goldie Awards, prémios criados pelo DJ e produtor canadiano A-Trak.

Nos anos mais recentes, Portugal tem marcado presença no SXSW, com a participação individual de alguns artistas, em busca de uma rede de contactos para concertos e distribuição discográfica internacional, como David Fonseca, Holy Nothing, You Can't Win Charlie Brown, Legendary Tigerman ou Rita Redshoes.

Em 2016, já esteve presente no festival a plataforma Why Portugal, criada como uma montra do que se faz na música nacional, e que funciona como facilitadora de contactos fora de portas. A edição deste ano do SXSW decorre entre esta sexta-feira e 18 de Março.

Sugerir correcção
Comentar