Os Sopranos estão de volta. Desta vez em filme

Dez anos depois do final da série de televisão, foi anunciada uma prequela do universo da família mafiosa criada por David Chase.

Foto
A série dramática transmitida pela HBO estreou em 1999 Reuters/HO

Uma década depois do final da série dramática Os Sopranos, foi revelado que o seu criador David Chase está de volta para uma prequela, em filme. A produtora cinematográfica New Line Cinema adquiriu o guião com o título provisório The Many Saints of Newark (algo como Os Muitos Santos de Newark, numa tradução livre), com um argumento escrito não só por David Chase, mas também pelo seu amigo argumentista Lawrence Konner, que chegou a escrever três episódios de Os Sopranos. A notícia foi avançada pelo site norte-americano Deadline esta quinta-feira e foi desde então difundida em vários órgãos de comunicação internacionais.

O enredo desta prequela remonta à década de 1960, aquando dos motins iniciados pela violência policial contra um cidadão negro na cidade norte-americana de Newark, Nova Jérsia, que provocou a morte a mais de 20 pessoas e fez ainda dezenas de feridos. Os afro-americanos e os italianos andavam em rixas constantes e, por vezes, letais.

O director-executivo da Warner Bros – que detém o canal HBO e a New Line Cinema –, Toby Emmerich, mostrou-se entusiasmado com a ideia: “O David é um magistral contador de histórias e nós, juntamente com os nossos colegas da HBO, estamos entusiasmados por ele ter decidido revisitar, e expandir, o universo Soprano numa longa-metragem”. O último trabalho de David Chase foi Not Fade Away, que chegou em 2012 aos cinemas — mas não aos portugueses.

Os Sopranos é considerada uma das mais aclamadas séries norte-americanas, eleita pela Guilda dos Argumentistas da América (WGA, na sigla inglesa) como a série de televisão mais bem escrita de sempre. O anúncio da prequela é feito mais de dez anos depois do dúbio final da última (e sexta) temporada da série, quando o ecrã ficou negro e sem dar grandes respostas. A série estreou-se em 1999 e continuou até 2007.

Durante as suas seis temporadas, acompanhou a vida de Tony Soprano, líder da família criminal e envolto nos seus problemas, razão que o leva a receber tratamento psiquiátrico. É o percurso de um homem de meia-idade – Tony Soprano, interpretado por James Gandolfini (que morreu em 2013) – em crise com a sua profissão e com os problemas familiares, com ataques de ansiedade e crises de pânico.

Ainda que pouco se saiba sobre o novo enredo, a Hollywood Reporter escreve que algumas das personagens de Os Sopranos deverão regressar à trama, em versões mais jovens.

Sugerir correcção
Comentar