João Landolt passou do têxtil às peles com a Ugly Ones

Multifacetado, o criador da marca de acessórios de pele está a preparar outro etiqueta para a prática de Jiu-jitsu.

Fotogaleria
Joana Gonçalves
Fotogaleria
Joana Gonçalves
Fotogaleria
Joana Gonçalves
Fotogaleria
Joana Gonçalves
Fotogaleria
Joana Gonçalves
Fotogaleria
Joana Gonçalves
Fotogaleria
Joana Gonçalves

Desde pequeno que João Landolt, 35 anos, sempre quis criar uma marca num mundo que tanto o fascinava, o da moda. Acabou por fazê-lo em 2015, com a Ugly Ones, marca de acessórios de pele, para a qual levou outra paixão, a que tem pelos cães, com duas cabeças de cães de raça Dobermann como imagem de marca.

João Landolt cresceu no Porto, no meio empresarial têxtil: “A minha família está ligada ao sector. Somos fornecedores de químicos para empresas têxteis.” Ainda trabalhou dois anos por lá, mas resolveu tomar um rumo profissional diferente para concretizar o sonho de pequeno. Começou por licenciar-se em design gráfico, fez uma pós-graduação em gestão empresarial e marketing, e um curso de fotografia no Instituto Português de Fotografia.

Em 2012, João Landolt viria a criar uma empresa de trading de têxteis e peças automóveis, abrindo depois o estúdio de design e fotografia Libertine Studio, no Porto, que ainda mantém e onde tem em carteira clientes como o designer Diogo Miranda, a Real Companhia Velha ou Casa de Vilacetinho. Entrava assim no mundo da moda.

Em 2015, o sonho de pequeno começa a ganhar forma, quando o jovem avança com a marca Ugly Ones, primeiro com t-shirts, polos e bonés, e um ano mais tarde com acessórios de pele, como malas de viagem e bolsas. Tudo começou quando João Landolt procurou no mercado uma card holder, uma carteira para documentos, feita de pele ao seu gosto e não encontrou. Desenhou-a ele próprio e mandou-a produzir: “Criei uma card holder à minha medida, simples, funcional, intemporal e com qualidade de materiais e acabamentos, que uso diariamente.”

As mesmas características que quer transmitir com esta marca de luxo que, por estes dias, já tem o vulgo saco de tiracolo de viagem, a mochila, o saco do dia-a-dia, entre outras. João Landolt denomina-os de Duffle Bag, Backpack, Clutch, Tote Bag e Bucket Bag – estes últimos em preto e nude – que estão à venda na Wrong Weather, no Porto, e no site Farfetch.

“Comecei a marca com peças têxteis e depois passei para as malas de pele. Em 2017 fiz a passagem a 100% para os acessórios”, conta João Landolt enquanto mostra a Bucket Bag bege. Este ano, o designer espera criar ainda mais peças de acessórios unissexo e conseguir um maior crescimento da marca.

Pelo meio o designer ainda teve tempo para se aventurar, em 2016, com Guilherme Jardim, campeão da modalidade Jiu-jitsu, no lançamento da marca Conquer. Vendem calças, t-shirts e mochilas para a prática desta modalidade desportiva de que João Landolt também é praticante.

E nunca se sabe o que mais dali virá, porque o designer é criativo e empreendedor. Vai-se inspirando “em pessoas, viagens e arte” para criar cada vez mais. E é claro, num mundo que o fascina, o da moda.

Sugerir correcção
Comentar