Obra de 5,8 ME vai minimizar cheias em zonas críticas de Loures

A obra vai envolver a ribeira da Póvoa (no limite com o concelho de Odivelas), o rio de Loures e o rio Trancão, ao longo de de 23 quilómetros.

Foto
As cheias de 2008, em Loures, terão provocado um prejuízo de cerca de 20 milhões de euros Goncalo Portugues

O município de Loures vai iniciar no próximo ano uma intervenção em três rios do concelho para minimizar os efeitos das cheias na região, uma obra orçada em 5,8 milhões de euros, foi esta quinta-feira anunciado.

A obra, que terá um financiamento comunitário de 85%, vai envolver a ribeira da Póvoa (no limite com o concelho de Odivelas), o rio de Loures e o rio Trancão, numa extensão de 23 quilómetros, explicou à agência Lusa o vereador com o pelouro da Revitalização Urbana, António Pombinho.

"Trata-se de uma obra importantíssima que vai reduzir drasticamente o risco de cheias numa zona que sempre foi bastante crítica. Estamos a falar de uma intervenção que retira 58% dos habitantes da zona de risco de inundação, cerca de 1.071 pessoas", sublinhou.

O autarca referiu que, além destes habitantes, a obra irá beneficiar toda a população residente na área de influência de infra-estruturas viárias, alargando o benefício a 55 mil moradores.

António Pombinho explicou que esta intervenção prevê a aplicação de 40 medidas, entre elas a regularização fluvial, a redução de estrangulamentos, a instalação de bacias de retenção e "revegetação de margens".

A obra, cujo início está previsto para o próximo ano, resulta de uma candidatura da Câmara Municipal de Loures ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (PO SEUR), representando um custo total de 5,8 milhões de euros, dos quais 4,3 milhões são financiados pelo programa.

O município de Loures, situado no distrito de Lisboa, foi palco de trágicos episódios decorrentes de cheias em 1967, 1983, 1995 e 2008.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários