Bitcoin cai após aviso regulatório e notícia de venda em larga escala

Plataformas nos EUA terão de se registar como bolsas.

Foto
As plataformas têm operado com menos escrutínio do que uma bolsa tradicional Kim Hong-Ji/Reuters

O preço da bitcoin caiu para menos de dez mil dólares, depois de o regulador americano ter afirmado que as plataformas de transacções têm de se registar como bolsas e de ter sido noticiado que um grande número de criptomoedas está a ser vendido para compensar os investidores de uma bolsa falida.

Nesta quarta-feira, a Security and Exchanges Comission (SEC), um regulador dos mercados financeiros nos EUA, avisou que as plataformas onde as criptomoedas são transaccionadas devem estar registadas junto desta autoridade. O registo implicará mais obrigações e escrutínio para os prestadores destes serviços.

O aviso é mais um passo regulatório num país onde as autoridades têm vindo a apertar o cerco às plataformas online que permitem vender e comprar criptomoedas.

Em comunicado, a comissão explica que “se uma plataforma disponibiliza a transacção de activos digitais que são valores mobiliários e opera como uma ‘bolsa’, tal como definido pelas leis federais de valores mobiliários, então as plataformas têm de se registar na SEC como uma bolsa nacional de valores mobiliários ou estar isentas de registo”. Isto deverá determinar alterações ao estatuto de muitas bolsas de criptomoedas nos EUA, que têm vindo a operar sob outros enquadramentos.

Após a emissão do comunicado, o preço das bitcoins e demais criptomoedas caiu. Às 18h50, cada bitcoin valia 9835 dólares, segundo o site CoinMarketCap, que agrega os preços de mais de nove mil bolsas em vários pontos do mundo. O valor significa uma queda de cerca de 8% face ao valor máximo desta quarta-feira. Depois da queda abrupta de Janeiro, em que a bitcoin chegou a perder mais de metade do valor, a bitcoin tem rondado com frequência a fasquia dos dez mil dólares, embora com oscilações significativas de preço.

A SEC disse ainda estar preocupada com o facto de muitos serviços para transacções de criptomoedas se apresentarem como bolsas, o que pode levar os utilizadores a acreditar que estão protegidos pelas mesmas regras que determinam o funcionamento de uma bolsa de valores mobiliários. Embora não acuse directamente estas plataformas de fraude, a autoridade reguladora especifica que “não há razão para crer” que a informação sobre as ordens de compra e venda tenham “a mesma integridade” que a informação que existe nas bolsas reguladas, nem que todos os utilizadores tenham um acesso semelhante às plataformas. Nota ainda que, embora muitas plataformas digam que só escolhem activos de qualidade para listar nas respectivas plataformas, estes não devem ser vistos pelos investidores como cumprindo os mesmos padrões que outros valores mobiliários transaccionados em bolsas (como são, por exemplo, as acções).

Uma outra notícia desta quarta-feira estará a ajudar a pressionar os preços. A agência Bloomberg noticiou que o gestor de insolvência da bolsa japonesa Mt.Gox tem planos para vender centenas de milhões de euros em bitcoins e noutra criptomoeda chamada bitcoin cash, para indemnizar os investidores que perderam os fundos. A Mt.Gox chegou a ser a maior bolsa do género, mas entrou em processo de liquidação em 2014, depois de ter anunciado que fora alvo de um ataque em que tinham sido roubados milhões de euros em bitcoins.

Neste processo, já foram vendidos 400 milhões de dólares em criptomoedas desde Setembro. O plano passa por vender mais 1900 milhões.

Sugerir correcção
Comentar