Festival de Melgaço procura os melhores documentários

Prémio Jean Loup Passek tem 5500 euros para entregar aos realizadores de três documentários. Candidaturas até 16 de Abril

Foto
Jakob Owens/Unsplash

As melhores reflexões sobre temas sociais, na forma de documentário, estão habilitadas ao Prémio Jean Loup Passek, que faz parte do Filmes do Homem — Festival Internacional de Documentário de Melgaço. As inscrições estão abertas até 16 de Abril, com 5500 euros em prémios para os melhores documentários, que serão apresentados durante o festival internacional, entre 30 de Julho e 5 de Agosto.

Os documentaristas são incentivados a dar a sua visão do mundo na perspectiva de uma (ou mais) de três temáticas: identidade, memória e fronteira. A multiplicidade é um dos valores do festival, que pretende promover o cinema etnográfico e social (não são permitidos documentários de carácter jornalístico).

Os documentários podem ser submetidos em qualquer língua e durar desde alguns minutos até horas. O prémio Jean Loup Passek está dividido em três categorias: longa-metragem (3000 euros), curta-metragem (1500 euros) e melhor documentário nacional (1000 euros). 

La chambre vide / The empty room from Dérives asbl on Vimeo.

Como o prémio está integrado num festival internacional, todos os documentários têm de apresentar legendas em inglês. As condições e regras de participação estão disponíveis no regulamento do prémio. Em 2017, uma das premiadas foi a realizadora eslovena Jasna Krajinovic, com um documentário sobre uma mulher síria que vê o filho juntar-se a radicais árabes (O Quarto Vazio).

Promovido pela Câmara Municipal de Melgaço e apoiado pela Associação de Produção e Animação Audiovisual (AO NORTE)  o prémio é uma homenagem ao cinéfilo francês Jean Loup Passek, que doou todo o seu espólio cinematográfico ao município de Melgaço. A colecção pode ser visitada no Museu de Cinema de Melgaço, inaugurado em 2005. 

Sugerir correcção
Comentar