Bicicletas da oBike voltam à rua “daqui a uma ou duas semanas”

Embora "surpreendido" com a decisão da câmara de mandar remover os veículos, o responsável pela empresa mostra-se confiante nas negociações com a autarquia.

Foto
Na segunda-feira à tarde já muitas bicicletas da empresa tinham desaparecido da rua Nuno Ferreira Santos

As bicicletas da oBike vão voltar às ruas de Lisboa “daqui a uma ou duas semanas”, acredita o responsável pela introdução deste sistema de bicicletas partilhadas em Portugal. O Dinheiro Vivo avançou esta quarta-feira que a empresa de Singapura que chegou a Lisboa no início de Fevereiro com 350 bicicletas para partilhar - e que a câmara mandou retirar das ruas – pretende retomar a actividade, assim que receber o aval da autarquia.

Ao PÚBLICO, Assaf Amit diz que a empresa está a trabalhar com o município para chegar a um entendimento sobre como estes velocípedes – que não precisam de estações fixas para funcionar – podem ocupar o espaço público sem se tornarem um empecilho.

Como o PÚBLICO noticiou na terça-feira, a autarquia mandou retirar de Lisboa todas as bicicletas da oBike porque a empresa começou a funcionar “sem que tenha sido obtida a permissão administrativa necessária para esta actividade comercial” e porque a “utilização desregrada da via pública tem causado transtorno aos munícipes, sendo recorrentes as situações onde o despejar destas bicicletas no passeio se tornou um obstáculo para a mobilidade dos transeuntes”.

Só nesta quarta-feira é que o PÚBLICO conseguiu contactar um responsável da oBike em Portugal. “Fiquei um pouco surpreendido” com a posição da câmara, admite Assaf Amit, reconhecendo que não sabia que tinha de pedir autorização ao município para iniciar a actividade. “A câmara está a ajudar-nos muito, a guiar-nos, são pessoas muito simpáticas”, diz o responsável da oBike, confiante de que as conversas vão dar frutos. “Acredito que daqui a uma ou duas semanas voltaremos à rua.”

Na segunda-feira, o vereador da Mobilidade, Miguel Gaspar, salientou que a decisão da autarquia nada tinha a ver com o facto de a Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) ter também um sistema de bicicletas partilhadas. “Queremos muito fazer isto em diálogo, estamos muito interessados e disponíveis para lidar com este fenómeno de forma construtiva”, disse.

Assaf Amit saúda esta posição. “Temos duas soluções diferentes, mas eles sabem que não podem travar outras tecnologias”, explica, referindo-se ao facto de as bicicletas da oBike não precisarem de estações e as da EMEL precisarem. “Eles querem cooperar porque também querem ter melhor mobilidade na cidade”, acrescenta. “O nosso projecto é muito, muito bom e muito útil, não só para as pessoas da cidade mas também para os turistas”, afirma Assaf Amit.

A empresa de Singapura chegou a Portugal no início de Fevereiro e colocou das ruas da capital 350 bicicletas que não precisam de ser deixadas num ponto fixo de estacionamento. Basta aceder à aplicação da oBike e é apresentado um mapa da cidade com as bicicletas disponíveis. Quem as quiser usar paga 50 cêntimos por cada 30 minutos de utilização. 

O modelo de negócio da oBike é muito semelhante ao dos chineses da Ofo, que entraram em Cascais, em Outubro, com 50 bicicletas.

A oBike não é a única empresa privada de bicicletas partilhadas a querer estabelecer-se em Lisboa. Há também outras empresas de partilha de automóveis e de motas que têm entrado no mercado. A câmara tem negociado caso a caso e, para já, não está no horizonte do executivo a criação de um regulamento para estas actividades.

A entrada de mais operadores no mercado traz alguns desafios de regulação. Uma das empresas que prestava estes serviços em França, por exemplo, cancelou recentemente a sua actividade naquele país porque, em poucos meses, centenas de bicicletas foram vandalizadas na via pública ou roubadas. Em Paris, muitas delas foram parar ao fundo do rio Sena.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários