A Frida Kahlo (e mais “mulheres inspiradoras”) em versão Barbie

Sim, é verdade, a Mattel vai lançar 17 novas bonecas inspiradas em mulheres reais que marcaram gerações em diversas áreas

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Frida Kahlo, Amelia Earhart ou Katherine Johnson. São três dos 17 nomes que a Mattel — a fabricante da famosa Barbie — vai agora transformar em bonecas. A propósito do Dia Internacional da Mulher, que se assinala a 8 de Março, a empresa decidiu lançar um total de 17 Barbies de forma a honrar mulheres inspiradoras, tanto do presente como do passado. Da área do futebol, do boxe, do jornalismo ou mesmo da representação e do ambiente, todas estas bonecas vêm mostrar que a vida em plástico também vai muito para lá do fantástico: vem de mulheres reais que conseguiram feitos marcáveis.

Da contracção do pronome she (ela) com o substantivo hero (herói, ou heroína, neste caso), nasce a palavra Shero, que acabou por servir de nome ao programa que a empresa californiana criou para imortalizar grandes nomes femininos. Isto em 2015, quando tudo começou. Agora, adicionam-se mais 17 nomes à série e criou-se a linha “Mulheres Inspiradoras”, que pretende homenagear três mulheres do passado.

Frida Kahlo é conhecida pelo seu estilo artístico único e pelo seu papel preponderante no activismo feminista; Earhart foi a primeira mulher piloto a cruzar o Atlântico; e Katherine Johnson esteve entre as responsáveis pelo projecto que levou o primeiro homem à lua. Todas elas mulheres, com um legado histórico, e que agora se vêem representadas em bonecas com as suas expressões faciais modeladas ao detalhe.

E depois, há mais 14 nomes — todos eles de heroínas dos dias de hoje. Chloe Kim, a snowboarder olímpica medalhada a ouro; Patty Jenkins, realizadora de Mulher Maravilha; Bindi Irwin, conservacionista australiana; Çagla Kubat, campeã de windsurf; Hélène Darroze, a “melhor chef do mundo"; Xiaotong Guan, uma actriz chinesa; Nicola Adams, campeã de boxe britânica; Hui Ruoqi, capitã da equipa chinesa de voleibol; Lorena Ochoa, golfista mexicana; Vicky Martín Berrocal, estilista espanhola; Yuan Yuan Tan, a chinesa que arrecadou o título mais notável no mundo do ballet; Leyla Piedayesh, uma empreendedora alemã; e Martyna Wojciechowska, uma jornalista polaca.

Em comunicado, Lisa McKnight, a vice-presidente da Barbie, diz que “como uma marca que inspira o potencial ilimitado das raparigas”, o propósito é relacionar o lançamento destes “modelos a seguir” com o Dia Internacional da Mulher. “As raparigas sempre conseguiram desempenhar vários papéis e carreiras, por isso estamos entusiasmados em lembrá-las que podem ser qualquer coisa.”

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Sem data prevista para que esta nova linha se encontre nas prateleiras das lojas, a Barbie promete continuar com o programa Shero — e pede mesmo que através da hashtag #MoreRoleModels os fãs (e não-fãs) desta boneca quinquagenária revelem os nomes femininos que consideram ser modelos a seguir. 

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