Sporting vai "desviar" equipa B para o campeonato sub-23

"Leões" já deram conta da intenção ao presidente da Liga de clubes.

Foto
DR

A presente temporada da II Liga é de despedida para o Sporting B. A direcção dos "leões" decidiu deixar de participar no segundo escalão profissional do futebol português para aderir ao novo campeonato de sub-23 projectado pela federação, confirmou o PÚBLICO.

A decisão já terá sido comunicada aos responsáveis da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), que ainda acalentavam a esperança de convencerem os responsáveis de todas as equipas B a renovarem o vínculo de três anos que as liga à competição. Foi, de resto, precisamente por chegar ao fim, na presente temporada, o acordo com as segundas equipas dos principais clubes nacionais, que o Sporting escolheu este timing para abandonar a prova.

Na mira dos "leões" está a participação da futura Liga de sub-23, que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) está a projectar e que poderá entrar em vigor já na próxima época. O organismo reuniu-se, recentemente, com representantes de clubes da Liga para debater a futura participação na prova, que visa assegurar um novo patamar competitivo para os jogadores que, por razões etárias, já não cabem nos escalões de formação e que não conseguem prontamente o salto para a formação principal.

Actual 17.º classificado da II Liga (uma das quatro posições de descida), o Sporting B vai, assim, canalizar recursos para a nova competição, cujo formato e participantes está ainda por definir. Um campeonato sub-23 é, por outro lado, já uma realidade noutros países, como Inglaterra, que agrupa 12 equipas dos principais emblemas nacionais.

 

Sugerir correcção
Comentar