Navio com bandeira espanhola encalhado junto ao Bugio

O navio transporta dez tripulantes que estão todos bem. Tinha saído do terminal do Beato, em Lisboa, rumo a Casablanca, em Marrocos.

Foto
O navio está encalhado desde a 1h junto ao Bugio Nuno Ferreira Santos

O navio Betanzos com bandeira espanhola está encalhado desde esta madrugada junto ao Bugio, na foz do rio Tejo, com dez tripulantes a bordo que estão bem, disse o comandante da Capitania do Porto de Lisboa Coelho Gil.  

"Cerca da 1h, o navio teve um blackout à saída da barra, ficou à deriva e depois a maré acabou por levá-lo para a situação em que está agora junto ao Bugio. Está encalhado", descreveu o mesmo responsável, explicando que o blackout apaga a propulsão, a energia a bordo, ficando o navio à deriva, sem capacidade para se movimentar.

"A maré pegou no navio, devolveu-o ao rio Tejo, mas pelo lado errado, para o Bugio, numa área que tem muitos cabeços de areia e acabou por encalhar", anotou. Sobre as pessoas a bordo, o comandante Coelho Gil adiantou que "os dez tripulantes estão todos bem".

O navio de 118 metros tinha saído do terminal do Beato, em Lisboa, rumo a Casablanca e segundo a fonte não constitui qualquer tipo de perigo já que é um navio de carga geral, carregado de areia.

O comandante informou o PÚBLICO que já existe plano de remoção e que o mesmo já se encontra em prática mas que é algo demorado e que apenas poderá ser avaliado em plenitude perto da altura de maré alta.

A capitania e a administração do Porto de Lisboa já estão a preparar os rebocadores, a cargo da firma Rebonave, para desencalhar o navio quando for oportuno. "Agora como a maré está a vazar já não é possível rebocá-lo. Provavelmente só na próxima preia-mar que será às 18h", explicou. 

Até lá continuarão os preparativos para levar a cabo a operação que, segundo o comandante, "não vai ser muito fácil". "É preciso levar cabos para bordo, pôr os rebocadores numa posição segura. Os rebocadores não vão poder aproximar-se do navio porque este está completamente encalhado, por isso, vamos ver por volta das 18h como é que isto vai decorrer", referiu.

A fonte disse ainda que nesta terça-feira "o mar não constitui um obstáculo". O sucesso da remoção dependerá do comportamento do navio "quando se começar a fazer força".

Sugerir correcção
Comentar