Celeste Amaro elogiou companhia teatral que não “incomoda” a pedir dinheiro. Bloco questiona governo

BE pergunta se responsável pela Direcção Regional da Cultura do Centro tem condições para continuar no cargo depois de declarações que considera “insultuosas”.

Foto
Joaquim Damaso

O Bloco de Esquerda quer saber se o governo acompanha a responsável pela Cultura do Centro do país no que toca aos apoios à criação artística. A directora da Direcção Regional da Cultura do Centro (DRCC), Celeste Amaro, enalteceu uma companhia de teatro profissional de Leiria por não “incomodar” a administração com pedidos de apoio, declarações que o grupo parlamentar do BE considera um insulto.

No sábado, na apresentação da programação para 2018 da companhia Leirena, Celeste Amaro enalteceu o facto de a estrutura não ter pedido apoio. "Vim cá a Leiria porque, por incrível que pareça, não me pediram dinheiro. Como é possível? Ainda por cima na área do teatro! Foi algo que me tocou bastante. É uma lição de como um grupo de teatro profissional, com três actores, que se dedica de corpo e alma ao seu trabalho, vive sem pedir dinheiro, não incomoda a administração central", disse, citada pela agência Lusa. "Apresentaram tudo o que fazem e não me pediram dinheiro", afirmou ainda Celeste Amaro, referindo-se a uma reunião anterior com a companhia teatral.

Agora, o grupo parlamentar do Bloco pergunta ao governo se acompanha a responsável nas suas declarações, mas também se considera que Celeste Amaro tem condições para continuar a desempenhar as suas funções na DRCC. Os bloquistas entendem que não só as afirmações da directora são “insultuosas” para “artistas e estruturas artísticas que são parceiros/as do Estado na prestação de um serviço público”, como “contrariam de forma evidente o programa do actual Governo neste domínio”.

“Se as pessoas levam à letra tudo aquilo que se diz, então não podemos falar em nada”, argumenta Celeste Amaro ao PÚBLICO, explicando que as declarações foram feitas “num contexto” específico. A directora clarifica que queria destacar as companhias que subsistem com outros apoios que não o da administração central. "Se isso incomoda o Bloco de Esquerda não posso fazer nada”. E questiona: “Será que só quem pede dinheiro é bom a gerir os seus espaços?”

A Lusa refere também que a directora da DRCC elogiou o grupo por este não ter apresentado candidatura aos apoios da Direcção Geral das Artes. “Preferiram estar a trabalhar nesta programação, que não fica nada a dever às companhias profissionais subsidiadas, em que vez de estarem ao computador a tratar do processo”, acrescentou.

Para o BE, esta postura revela “uma visão distorcida do que devem ser as relações entre o Estado e agentes culturais”, para além de “uma profunda incompreensão dos fins a que se destina, e que justificam, o investimento público na criação artística”.

Sugerir correcção
Comentar