PAOK punido pelos incidentes do clássico contra Olympiacos

Violência dos adeptos custa ao emblema grego seis pontos e dois jogos à porta fechada. Segundo lugar já está a cinco pontos de distância.

Foto
Violência nos estádios continua a motivar sanções Reuters/ALKIS KONSTANTINIDIS

Confirmou-se o pior cenário para a equipa de Salónica que vê frustrada a esperança de voltar a conquistar o título grego, 33 anos depois. A semana tinha sido marcada pela novela mediática em torno do incidente que envolveu o treinador do Olympiacos, Óscar García, atingido por um rolo de papel no clássico de 25 de Fevereiro entre o PAOK e o actual heptacampeão. Oito dias após o incidente, o comité disciplinar da liga grega de futebol tomou a sua decisão: o PAOK foi punido com uma derrota (0-3) no jogo de 25 de Fevereiro, viu 3 pontos subtraídos e o estádio interditado por dois jogos — incluindo o clássico de domingo contra o agora primeiro classificado AEK de Atenas.

Para se ter noção da reviravolta que — em apenas sete dias — se deu no campeonato grego pense-se no seguinte: antes do polémico jogo PAOK – Olympiacos, a equipa de Salónica tinha dois pontos de vantagem sobre o AEK de Atenas, na altura segundo classificado. Agora — e devido também a uma derrota do PAOK na casa do Asteras Tripolis, no passado domingo — o AEK passou para a liderança do campeonato com 5 pontos de avanço sobre a equipa de Salónica. A perda de pontos é metade da sanção: o clássico decisivo que irá ter lugar domingo no Estádio de Toumba, reduto da equipa de Salónica, não terá nas bancadas o “ambiente infernal” que os adeptos gregos imprimem nos grandes jogos. O AEK terá, por isso, uma tarefa mais facilitada.

Os advogados de defesa do clube não conseguiram convencer a juíza Maria Skoriaki que se baseou no relatório do árbitro da partida, Alexandros Areopoulos, o qual relatou a lesão sofrida pelo treinador. Ao longo desta semana, a estratégia do PAOK tinha passado pela tentativa de descredibilização da gravidade da lesão sofrida pelo antigo treinador do Watford, chegando a acusar Óscar García de auto-infligir as lesões no balneário.

Por sua vez, o Olympiacos acusou o PAOK de hipocrisia, referindo-se ao jogo entre o Panathinaikos e o emblema de Salónica da época passada. Nesse jogo, o técnico dos “negros e brancos”, Vladimir Ivic, foi atingido por uma lata de cerveja arremessada das bancadas. O treinador teve de ser assistido no local e a punição foi a mesma que o PAOK agora recebe — perda de três pontos, derrota no respectivo jogo por três bolas a zero e interdição do Estádio Apóstolos Nikolaídis, casa do Panathinaikos.

O adepto que, no dia 25 de Fevereiro, arremessou um rolo de papel de máquina registadora foi identificado mas ainda não foi ouvido em tribunal — tendo alegado problemas de saúde que o impediram de estar numa audiência da passada semana. Espera-se agora que o clube punido apresente um recurso que suspenda, por tempo indefinido, as sanções judicialmente deliberadas. Este recurso, regra geral, não tem influência nas medidas inicialmente aplicadas. 

O Olympiacos também foi alvo de sanções, depois de o derby contra o AEK de 4 de Fevereiro ter sido marcado pela violência dos adeptos da equipa de Pireu, que invadiram o relvado após o segundo golo da equipa visitante. O clube heptacampeão foi punido com a mesma sanção do emblema de Salónica e ainda uma multa de 90 mil euros.  

Sugerir correcção
Comentar