Mau tempo: 58 voos cancelados e oito mil passageiros afectados na Madeira

Centenas de pessoas encontram-se concentradas no Aeroporto Internacional da Madeira à espera de voo e muitos passageiros tiveram de remarcar a viagem para outro dia.

Foto
Autoridades prosseguem as buscas de turista arrastado pelo mar na quarta-feira Enric Vives-Rubio

Ao início do dia, dez voos tinham sido cancelados neste sábdo. No mais recente balanço, ao final da tarde, já eram cinquenta e oito os voos que, entre chegadas e partidas, tinham sido cancelados no Aeroporto Internacional da Madeira. A situação resultante dos ventos fortes no arquipélago afectou cerca de oito mil passageiros.

O aeroporto da Madeira não está, no entanto, encerrado, mas apenas condicionado, havendo neste momento aviões que se deslocam para a região, disse à agência Lusa fonte aeroportuária. Além disso, as informações dos serviços de meteorologia indicam, que o vento deveria abrandar a partir das 19h, o que poderia eventualmente permitir algum escoamento de passageiros.

Centenas de pessoas encontram-se concentradas no Aeroporto Internacional da Madeira à espera de voo e muitos passageiros tiveram de remarcar a viagem para outro dia.

Os 58 voos cancelados eram oriundos ou tinham como destino várias cidades da Europa. Durante o dia houve também cinco voos com destino à ilha da Madeira que divergiram para os aeroportos de Lisboa, Porto e Porto Santo.

O arquipélago da Madeira continua a ser afectado pelo mau tempo, embora tenha diminuído significativamente de intensidade, tendo as autoridades emitido um aviso por causa do vento e da agitação marítima até domingo.

Na zona do aeroporto, no concelho de Santa Cruz, leste da ilha da Madeira, a rajada de vento mais forte registada hoje atingiu os 111 quilómetros por hora.

"As informações da meteorologia indicam que a situação vai manter-se instável até às 19 horas, havendo, no entanto, possibilidade de ocorrerem abertas e possibilitar algumas aterragens", explicou a mesma fonte à agência Lusa.

O arquipélago da Madeira continua a ser afectado pelo mau tempo, embora tenha diminuído significativamente de intensidade, tendo a Capitania do Porto do Funchal emitido um aviso de vento forte e de agitação marítima forte até domingo.

Entretanto, as autoridades marítimas prosseguem as buscas ao turista britânico que foi arrastado por uma onda na Madeira, na quarta-feira. Não há novidades", disse à Lusa o capitão do Porto do Funchal Silva Ribeiro, realçando que o dispositivo foi reduzido, envolvendo hoje apenas cerca de 15 operacionais e uma lancha.

Um cidadão britânico, com 60 anos, foi arrastado pelo mar na noite de quarta-feira na Praia Formosa, na zona oeste do concelho do Funchal, quando alegadamente se aproximou para tirar fotografias.

As buscas decorrem no mar, entre Câmara de Lobos e o Garajau e até 12 milhas a sul, e por terra, junto à costa, entre o porto do Funchal e a baía de Câmara de Lobos.

Notícia actualizada às 20h37

Sugerir correcção
Comentar