Les Affamés vence grande prémio do Fantasporto

O realizador canadiano Robin Aubert voltou a ser premiado no Fantasporto, anunciou este sábado a organização do festival.

Foto
O filme tem lugar numa pequena e remota aldeia do Quebeque DR

Depois de ter sido premiado pela melhor realização no Fantasporto em 2006, Aubert é agora duplamente galardoado, com a conquista do grande prémio do festival por uma obra que conta a história de uma "pequena e remota aldeia do Quebeque", onde "os habitantes locais sofreram terríveis modificações e de repente viraram-se contra as pessoas que mais amavam", segundo a sinopse do festival.

Escrito e realizado por Aubert, Les Affamés foi já premiado no Festival Internacional de Cinema de Toronto, no festival de Novo Cinema de Montreal e no Festival Internacional de Cinema Fantástico Nocturna Madrid.

De acordo com a organização, o prémio especial do júri da secção oficial de cinema fantástico foi para November, de Rainer Sarnet, que também foi distinguido pelos efeitos especiais, enquanto Ian Veneracion venceu o prémio de melhor actor por The Water Spirit e Jessica McLeod o de melhor actriz por The Hollow Child. O melhor argumento foi dado a Glass Garden, de Shin Su-won, e o título de melhor curta-metragem do festival foi atribuído a Belle à Croquer, de Axel Courtière.

Na Semana dos Realizadores, o prémio de melhor filme foi para True Friction, de Jin-Mook Kim, que também venceu a competição de melhor argumento. O prémio especial do júri da secção foi dado a Bikini Moon, do realizador conhecido do festival Milcho Manchevski, enquanto a melhor realização foi atribuída a The Originals, do egípcio Marwan Hamed. Eric da Silva foi o melhor actor da secção, no português Uma Vida Sublime, de Luís Diogo, e Soho Rezanejad venceu o prémio de melhor actriz em The Charmer.

O filme Ajin: Demi-Human conquistou a secção Orient Express e The Butcher, The Whore and the One-Eyed Man, de János Szasz, obteve o prémio da crítica do festival. Já o prémio do público distinguiu The Child Remains, de Michael Melski.

O Festival Internacional de Cinema do Porto Fantasporto termina no domingo e tem este sábado a sessão de encerramento, com a exibição do filme vencedor do grande prémio, antecedido pela melhor curta-metragem do evento. Domingo é "o dia de todos os premiados", com a exibição dos filmes vencedores nos dois auditórios do Teatro Municipal Rivoli.

Sugerir correcção
Comentar