“Engenheiro” que prometia ordenados de milhares de euros no Qatar está a ser julgado por burla

Os candidatos tinham de pagar 100 euros para se inscreverem nos empregos no Qatar, que não existiam. Número de vítimas pode chegar aos “milhares”, avança o Jornal de Notícias.

Foto
O homem responsável pelas burlas está a ser julgado no Tribunal S. João Novo, no Porto FERNANDO VELUDO/NFACTOS/ARQUIVO

Um homem de 42 anos está a ser julgado no Tribunal S. João Novo, no Porto, por vários crimes de burla, escreve o Jornal de Notícias (JN) nesta sexta-feira. Em causa está um esquema de recruta montado pelo próprio, que dizia ser engenheiro e prometia ordenados de quatro a seis mil euros para fazer obras em estádios no Qatar, onde se realizará o Mundial de Futebol de 2022.

Os anúncios de “emprego” eram afixados no cemitério de Penafiel, onde o coveiro local – também enganado pelo homem – ajudava no processo de recrutamento.

Os candidatos pagavam 100 euros para se inscreverem nos empregos. Segundo o JN, só depois de vários adiamentos dos voos, com despesas em passaportes, vacinas e viagens ao aeroporto é que a burla foi detectada. O Jornal de Notícias dá como exemplo o caso de 60 operários que se despediram de uma empresa metalo-mecânica para se candidatarem aos tais empregos, mas refere que o número de pessoas afectadas pela burla pode chegar aos “milhares”.

O alegado responsável pelas burlas utilizaria identidades falsas, segundo o jornal, tem mais 15 processos de Norte a Sul do país pelo mesmo crime.

Sugerir correcção
Comentar