Eles querem 4 mil euros para agitar os jovens de Santo Antão

Projecto SYnergia, agora instalado em Cabo Verde, quer chegar até aos mais jovens através de actividades culturais e artísticas. Para isso lançou uma campanha de "crowdfunding", activa até 16 de Março

Foto
Melissa Rito

A aventura começou em Setembro de 2017, quando Melissa Rito e Donatello Del Latte, um casal luso-italiano, puseram as mochilas às costas e rumaram a Porto Novo, na ilha cabo-verdiana de Santo Antão. Com o objectivo de estender a rede da associação juvenil de Braga SYnergia, à qual ambos pertencem, Melissa e Donatello procuram apoio através de uma campanha de crowdfunding. O motivo? Angariar 4 mil euros para melhorar espaços em Porto Novo e conseguir material artístico, desportivo, recreativo e ferramentas técnicas de trabalho (como uma máquina fotográfica, por exemplo). Mas vamos por partes.

Numa tentativa de dinamizar e criar actividades de promoção da leitura e da prática desportiva — como um clube de escalada, visto que "a ilha tem montanhas por todo o lado", sublinha Melissa Rito, em entrevista ao P3 —, a campanha pretende também juntar dinheiro para a compra de material artístico (latas de graffiti, tintas e outros) e técnico, como uma máquina fotográfica (direccionada para as aulas de fotografia) e aparelhos de projecção. A ideia é expandir os encontros, já semanais, de visionamento de filmes, que por agora se realizam com recurso a material emprestado. Em termos de infra-estruturas, o projecto quer adquirir estantes, mesas, armários e até pintar as paredes da sala disponibilizada pela paróquia de São João Baptista, onde grande parte das actividades decorre.

"Existem as oficinas, onde os miúdos vêm após a escola, e depois existem ainda as aulas de teatro, música e fotografia", explica a jovem licenciada em Ciências da Comunicação. "Ao todo chegam a estar cerca de 20 a 30 jovens nas actividades" — e isto numa população rural que ronda os "10 mil habitantes". "Há alturas em que estou a dar uma aula de fotografia — porque está dentro da minha área — e, ao mesmo tempo, está o Donatello a dar aulas de teatro ou de música."

Outra parte das contribuições da campanha de crowdfunding, contudo, será direccionada para a recepção e comodidade de um voluntário internacional, por um período de quatro meses. Considerando que é "através dos jovens e do associativismo" que o mundo começa a mudar (e melhorar), Melissa Rito acredita que receber um voluntário será retirar algum "peso" que divide com Donatello. Dirigir "isto tudo" não passa apenas por dar ou criar actividades, mas também por "dispensar tempo para angariar mais parceiros", por "conseguir ter alguma visibilidade nos meios" e gerir o próprio projecto.

Quem quiser contribuir pode fazê-lo através de várias modalidades — dos 5 aos 500 euros —, o projecto oferece, como recompensa, lembranças que vão desde uma publicação de agradecimento na página de Facebook até ao título de "patrocinador oficial do SYnergia Cabo Verde". A campanha está aberta até 16 de Março.

Foto
Melissa e Donatello organizam aulas e oficinas artísticas para jovens de Porto Novo SYnergia Cabo Verde

À procura de um "desafio diferente" em Cabo Verde

Foto
Depois da escola, Melissa e Donatello dão aulas de teatro, música e fotografia Melissa Rito

A associação SYnergia nasceu em Braga em 2004 e, desde então, tem procurado dinamizar a comunidade jovem através de actividades de carácter (inter)cultural, social, educativo, desportivo, recreativo, artístico e de promoção de saúde. A Cabo Verde chegou em 2017, em Setembro, após um desejo de expansão. Com um pretexto ideal — visto que ambos desejavam sair de Portugal e da Europa para um "desafio diferente" —, Melissa e Donatello viram na ilha de Santo Antão uma oportunidade e decidiram arriscar. Foram para Cabo Verde e lá delinearam "o projecto in loco", como refere Melissa Rito. 

Foto
Nas oficinas, as crianças são incentivadas a dar asas ao seu lado mais criativo Melissa Rito

O casal não esconde que o número de alunos por turma já começa a ser grande. Apesar de estar prevista uma expansão para o interior do concelho, trabalho é o que não falta — e apoio é cada vez mais uma necessidade. receptivos a todo o tipo de voluntariado. "Fazemos as actividades que melhor sabemos fazer, mas estamos abertos a novas e mais sugestões", explica Melissa. O SYnergia Cabo Verde tem a duração de um ano (Setembro de 2017 a Setembro de 2018). "Depois, o projecto continua nos seus [próprios] moldes. Por enquanto estamos aqui e coordenamos o projecto cá, mas o nosso objectivo é formamos pessoas no terreno que consigam dirigir isto por si mesmos, mas sempre com o nosso apoio constante a todos os níveis." O crowdfunding serve agora como um "reforço", mas ajuda, sublinha a coordenadora, será "sempre bem-vinda".

Foto
O crowdfunding tem por vista obter material artístico para os jovens do projecto SYnergia Cabo Verde Melissa Rito
Sugerir correcção
Comentar