Riccardo Tisci é o novo director criativo da Burberry

Depois de ter sido substituído na Givenchy, onde esteve 12 anos, vai ocupar a cadeira deixada vaga por Christopher Bailey.

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Reuters/Gonzalo Fuentes

Riccardo Tisci é o novo director criativo da Burberry, anunciou o próprio na sua conta de Instagram, onde agradece à marca britânica pela escolha. Depois de ter estado 12 anos à frente da Givenchy, o criador de origem italiana foi substituído por Clare Waight Keller, há precisamente um ano.

Por baixo de uma fotografia de rosto, o designer revela sentir-se honrado por se juntar à equipa da Burberry e confessa que tem um "grande respeito pela sua herança britânica e a sua concepção". Recorde-se que Christopher Bailey anunciara em Outubro a sua saída da Burberry, onde esteve nos últimos 17 anos, e apresentou a última colecção na semana da moda londrina, em meados de Fevereiro. 

Bailey ajudou a transformar o tradicional padrão de xadrez, tipicamente usado no forro dos icónicos trench coats da Burberry, num símbolo moderno e cosmopolita. Aliás, no tradicional xadrez da marca, esta estação, há uma risca com as cores do arco-íris – "um símbolo do apoio financeiro da marca a organizações LGBTQ+". 

O director-executivo da marca britânica, Marco Gobbetti, declarou-se "encantado por ter Riccardo na Burberry", uma vez que é um dos "designers mais talentosos do nosso tempo". "Os seus desenhos têm uma elegância contemporânea e consegue combinar o streetwear com a alta costura, o que é muito importante para o actual consumidor de luxo", justifica, citado pelo El País.

Tisci for um dos responsáveis pelo sucesso e enorme crescimento da Givenchy durante a última década. Então especulava-se que poderia ocupar a cadeira de Donatella na Versace, uma vez que são muito amigos. 

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