Denúncia de fraude no jogo com Estoril leva FC Porto a reagir

Treinador garante que a equipa é forte e ganha em campo, classificando de lixo a suspeição em torno do jogo com o Estoril.

Foto
Sérgio Conceição garante que o FC Porto é forte e vence em campo OCTAVIO PASSOS/LUSA

Uma denúncia de alegada viciação do resultado do encontro Estoril-FC Porto deu entrada na Procuradoria-Geral da República, na terça-feira, e o treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, foi o primeiro a reagir. Na conferência de imprensa de lançamento do clássico, o técnico falou em "lixo" e, mais tarde, o clube emitiu um comunicadoa repudiar as suspeitas.

Em causa está a segunda parte do jogo com o Estoril, disputado no António Coimbra da Mota 37 dias depois de concluída a primeira parte (o encontro tinha sido interrompido devido a danos numa das bancadas laterais). O FC Porto entrou a perder por 1-0 e conseguiu virar o resultado, impondo-se por 1-3, com o treinador do Estoril, Ivo Vieira, a dirigir duras críticas aos seus jogadores no final.

Sérgio Conceição lamenta as suspeições e reduz o tema a “poeira". "Nem é poeira. É lixo, é ácido. É tirar mérito e qualidade à prestação dos jogadores. Tenho muita pena!”, reagiu nesta quinta-feira, durante a conferência de imprensa de antevisão embate com o Sporting, no Estádio do Dragão. “Somos fortes e ganhamos dentro do campo”, redarguiu, optando por discutir apenas futebol: "As outras questões ficam mais difíceis para mim”.

Posteriormente, o FC Porto emitiu um comunicado oficial em que “nega e repudia” as notícias, posição que garante estar em condições de suportar documentalmente. “É, por isso, totalmente falso que a segunda parte do nosso jogo contra o Estoril tenha sido objecto de qualquer negócio", assinala.

"O FC Porto solidariza-se com a tomada de posição do Estoril, que também já repudiou esta trama noticiosa, que pretendeu atingir o bom nome dos dirigentes de ambos os clubes e, acima de tudo, desestabilizar os jogadores de ambas as equipas, que têm pela frente desafios importantes para os seus objectivos”, acrescenta o emblema "azul e branco".

Também o Estoril redigiu um comunicado a demarcar-se de toda a polémica.

"Na sequência das notícias vindas a público associando o nome da Estoril Praia – Futebol, SAD, a alegadas práticas ilícitas, e atenta à exposição mediática entretanto dada ao tema, entendemos ser necessário contrariar a nossa política habitual de não comentar peças jornalísticas de forma a reiterar publicamente a nossa total confiança no profissionalismo e integridade de todos os colaboradores que integram a estrutura do futebol profissional do Estoril Praia", refere a SAD estorilista, que deixa em aberto a possibilidade de agir juridicamente.

"Considerando a ausência de fundamentos, detalhe ou rigor das peças jornalísticas referidas, e, em alguns casos, o seu teor difamatório, iremos analisar as medidas legalmente ao nosso dispor para impedir todos os actos que possam pôr em causa o bom nome da instituição Estoril Praia".

Sugerir correcção
Ler 6 comentários